quinta-feira, 5 de julho de 2012

Outsourcing


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Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligada a ideia de sub-contratação de serviços.
Em outras palavras, Outsourcing é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada, sendo mais focada como parceria, como tradução mais precisa.
A contratação de serviços periféricos visa a reduzir custos internos aproveitando o "know how" e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades, uma vez que os empregados subcontratados normalmente ganham um vencimento reduzido[1].
Isto porque a ideia inicial de buscar fora da empresa, outras empresas que pudessem fornecer serviços especializados, com maior know how, em determinadas áreas para que a empresa contratante pudesse focar sua pesquisa e desenvolvimento somente no core business da organização, obtendo, com isso, maior qualidade por um custo menor do que aquele que teria que desembolsar para ter a suposta mesma qualidade utilizando mão de obra, treinamento e desenvolvimento próprios, foi sendo distorcida a ponto de abortarem a ideia da qualidade, treinamento e desenvolvimento da mão de obra, e focaram apenas na redução de custos a qualquer preço. Essa distorção fez com que a nova linha praticante desta ferramenta passasse a abrir mão justamente do que dava qualidade ao sistema imaginado, para que seu custo fosse barato e hoje, acaba sendo sinal de baixo custo por baixa qualificação.
O Outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresas que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo.
O modo como é estabelecido tem conhecido diferentes formas ao longo dos tempos. O modelo de negócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo / benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a colaboração tem conduzido mesmo a novos projectos conjuntos.
Uma das formas de outsourcing que tem vindo a adquirir maior protagonismo é a wikização de algumas tarefas e/ou componentes, nomeada mas não exclusivamente no domínio da tecnologia informática. O livro Wikinomics, de Don Tapscott, apresenta muitos exemplos de situações em que a fronteira entre o que constitui a utilização de meios da empresa e a colaboração de entidades externas se torna um processo tão fluido e dinâmico que, assiduamente, é de algum modo indiferente aferir a propriedade intelectual e a correspondente remuneração do contributo.
Na realidade, no modelo Wikinomics, a conceito de recompensa das entidades que externamente contribuem adquire a forma de ganhos de notoriedade, de reconhecimentos público ou, muito simplesmente, o contributo é dado sem outra expectativa que não a gratificação pessoal de ter sido resolvido um desafio intelectual.

] Diferenças entre Outsourcing e Terceirização

A diferença entre outsourcing e terceirização é que, inicialmente, outsourcing está ligado a procura de "fontes" fora da organização ou país e terceirização correlaciona dentro do país, embora os termos sejam frequentemente utilizados indistintamente.
  • outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para a realização de atividades tradicionalmente realizadas pelos recursos e equipes internos.
  • A expressão terceirização também pode ser usada, sendo que esta é uma tradução livre de outsourcing, mas que em Portugal não corresponde inteiramente a realidade de uso.
De modo geral, em Portugal, o termo outsourcing está mais relacionada à gestão estratégica, seja de tecnologia ou qualquer outro serviço. A mão-de-obra também faz parte do outsourcing, mas não da mesma forma como na até então já bem conhecida terceirização de pessoal, onde o trabalho sempre fora puramente "braçal" com pouco uso de tecnologia.
  • Exemplo de outsourcing: gerenciamento de redes de computadores, gerenciamento de equipamentos de impressão de documentos, gestão de segurança corporativa e outros serviços que necessitem de equipamentos, know-how e mão-de-obra especializada.
  • Exemplo de tercerização: trabalhos como faxina, portaria e segurança que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos e são comumente conhecidos como serviços tercerizados.

] Benefícios

  • Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.
  • Maior visibilidade dos custos.
  • Controle claro e objetivo de cronogramas.
  • Objetividade na negociação.
  • Transferência do risco de parte da atividade para terceiros
  • Acesso a um serviço mais especializado
  • Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas PME's [1]
  • Potenciais ganhos derivados da economia de escala que resultam da empresa subcontratada poder acender a um agregado de empresas, optimizando os custos e serviços

 Riscos

  • Resultados nem sempre correspondentes ao esperado.
  • Custos por vezes ficam além do previsto.
  • Dependência de parceiros pouco compromissados.
  • Falta de conhecimento do negócio por parte dos outsourcers.
  • Perda de controle e segurança.

 Malefícios

  • Gerador de corrupção
  • Exploração do trabalhador final, que é único que realiza por fim algum trabalho útil.
  • Utilizado muitas vezes como forma de roubar ou desviar dinheiro de algumas empresas.
  • Prejudica muitas vezes os resultados da empresa que paga pelo o serviço.
  • Desumanização do trabalhador.

Referências

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