terça-feira, 9 de agosto de 2011
INFORMÁTICA EDUCATIVA - 1º ano plano de ensino
Considerações gerais sobre a Informática Educativa no 1º ano do EF
Presente
em todas as Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, o
Laboratório de Informática Educativa deve, face ao seu caráter
educacional, servir como fonte de conhecimento, estabelecendo relações
entre os diversos eixos da Matriz Curricular da Educação Infantil e
promovendo a interdisciplinaridade.
Assim,
estruturado em um ambiente de busca de conhecimento, tem como objetivo
encorajar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs ( PCs, Periféricos e Acessórios, Softwares,
Mesas Educacionais e Internet), possibilitando a criação de novos
relacionamentos nas escolas, instigando a aprendizagem e levando
informações atuais e seguras a todos os que participam da vida escolar,
colocando o “Mundo” como espaço de aprendizagem.
Planejamento Pedagógico
O
professor de Ensino Fundamental, subsidiado pelo Professor Orientador
de Informática em Educação e orientado pelo Coordenador Pedagógico, deve
criar situações educacionais em que o aluno possa explorar conteúdos
significativos, por meio de recursos tecnológicos, possibilitando
diferentes formas de abordagem do conhecimento e diferentes suportes de
investigação de temas específicos, garantindo um trabalho integrado com
as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Desse
modo, os Técnicos dos laboratórios, responsáveis pelos laboratórios nas
Unidades Escolares, devem participar da elaboração do projeto
pedagógico da escola, divulgando as possibilidades existentes, propondo
atividades / projetos integrados aos conteúdos dos vários anos e das
diferentes disciplinas, organizando mostras, eventos e feiras de
Informática Educativa na Unidade Escolar.
Objetivos
Na Fase Inicial do Ensino Fundamental ( 1º ao 3º ano), a informática educativa busca:
• incentivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas atividades cotidianas;
• desenvolver
a percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização, a
convivência em grupo, a inter-relação de pensamentos, idéias e
conceitos, a utilização das linguagens como meio de expressão e
comunicação.
• propiciar, como elemento articulador de conteúdos curriculares, a aquisição de novos conhecimentos.
• desenvolver a habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar estrategicamente.
• desenvolver
a capacidade de expressão por meio da criação, edição e exposição dos
próprios projetos interdisciplinares, integrando textos, imagens,
ferramentas de desenho e pintura, animações, efeitos especiais, recursos
de som e vídeo.
• ensinar valores importantes para a formação do “Cidadão do Futuro”.
1º ANO - CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - (Ciên / Mat/ Inf. Educativa)
INFORMÁTICA EDUCATIVA
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS
|
PROCEDIMENTAIS
|
ATITUDINAIS
|
* Monitor * Mouse * Teclado * Estabilizador * CPU/Gabinete * Mouse Pad * Impressora * Scanner * Webcam * Disquete * DVD * CD * Softwares | * Uso da nomenclatura básica. * Uso adequado de mouse, mouse pad e teclado. *Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar. *Uso de sites adequados para complementar as aulas. * Uso de atividades lúdicas como forma de aprendizagem. * Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação ( TICs) nas atividades cotidianas. * Desenvolvimento da habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar estrategicamente. * Desenvolvimento da percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização. | * Uso da nomenclatura básica. * Uso adequado de mouse, mouse pad e teclado. *Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar. *Uso de sites adequados para complementar as aulas. * Uso de atividades lúdicas com o forma de aprendizagem. * Utilização das tecnologias de Informação e Comunicação ( TICs) nas atividades cotidianas. * Desenvolvimento da habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar estrategicamente. * Desenvolvimento da percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização. * Convivência em grupo, propiciando a interrelação de pensamentos, ideias e conceitos, a utilização das linguagens como meio de expressão e comunicação. * Interação com seu grupo de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de novos conhecimentos por meio dos softwares e aplicativos.
* Responsabilidade no manuseio dos equipamentos.
* Uso responsável da Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.
* Valorização das tecnologias (tutoriais, software educacionais, Alfabeto, Site da Educação, outros).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário