Vinha processo e manejo da cultura
Propagação das vinhas
As videiras podem ser propagadas por sementes , estacas , camadas ou enxerto de pico ou raiz. As sementes são utilizados principalmente para a produção de novas variedades.Em escala comercial, os mais utilizados são as apostas. Para aqueles difíceis cultivares de enraizamento usado em camadas.
- Para as sementes : a semente germina vinha facilmente. Com sementes de Vitis vinifera Os melhores resultados são obtidos após uma húmido com 4 a 5 ° C durante 12 semanas antes do plantio.
- Por jogo : variedades de uvas são iniciados mais facilmente por estacas de madeira. O material deve ser coletado estacas durante o período de descanso. Ser usado bem desenvolvido ramos ano, geralmente 0,82-1,2 cm de diâmetro e 30-40 cm de comprimento. Um desenvolvimento estação no viveiro é suficiente para produzir plantas de tamanho apropriado para o transplante vinhas. Substâncias que promovem geralmente não utilizados "enraizada".
- Por camadas : usando a estratificação ou alporquia trincheira simples ou monte.
- Enxerto : Banco enxerto raramente utilizado (enxerto root) células enxertadas, tanto pelo método de estacas desyemadas língua, que podem ser enraizadas ou não enraizadas. Isto é feito no final do inverno ou início da primavera , o material previamente recolhido dormente tanto do espigão como o padrão. Na videira, a presença do ar na união de enxerto é essencial para a cura adequada. Em seguida, sobre o enxerto, estas devem ser mantidas durante 3 a 4 semanas de areia molhada, a uma temperatura de cerca de 24 ° C. O enxerto farpado ou botão em padrões ocasionalmente usada para aumentar a vida útil das cepas, o vigor da planta e rendimentos.
Onde os organismos do solo não prejudiciais, tais como filoxera e nematóides nas raízes, e deve crescer variedades de espécies suscetíveis, como Vitis vinifera é necessário enxerto ou bud farpado variedades desejadas no padrão resistente.
- Madeira enxertia verde : um procedimento simples e rápido para propagar Vitis vinifera em porta-enxertos resistentes. A espiga verde de madeira com um botão é enxertada durante a época de crescimento ativo em novos ramos que saem ou enraizada no ano uma participação ou uma estaca no meio de sua primeira temporada de enraizamento. Para fazer isso usando um enxerto de fenda.
- Floração : uma boa maneira de estabelecer castas em porta-enxertos resistentes no outono. É realizada em estacas plantadas no vinhedo durante o inverno ou na primavera antes. Uma forma de enxertia é o chip. Os botões são enxertados no padrão perto do nível do solo e coberto com um 10-25 cm do solo bem pulverizado e molhado. É claro que, neste caso, o enxerto de T não é usado porque a gema é grande.
.
Tendendo a vinha
A sua finalidade é a de facilitar a distribuição de água de irrigação , controle de ervas daninhas, etc. As obras estão em estreita relação com os tempos de irrigação, pois os momentos de maior necessidade de umidade, tais como o início da vegetação.
Os riscos podem ser feitas por diferentes técnicas de irrigação: sulcos ou inundação. O sistema de irrigação por sulco necessita de trabalhos diferentes arado : no outono, é um trabalho profundo que aporca terra ao pé da planta está protegendo assim a geada nos meses mais frios do ano, e fazer ruas para vindima ; no início da primavera , a superfície de trabalho é produzir um sulco na parte inferior da planta e uma placa na pista, permitindo a irrigação, no final da primavera, a superfície de trabalho que ocorre no momento da floração é aporcar terra plantas e cobrir o groove, que está agora no centro da pista. Nesta altura do ano, os riscos são mais necessárias devido ao crescimento dos aglomerados, nos meses de verão , devido ao aumento da água exige determinado pelo aumento da evapotranspiração, sulcos são feitas no pé da planta. Gradualmente, diminuir a quantidade de irrigação para aumentar a quantidade deaçúcares na fruta . Entre o fim do verão e início do outono , a colheita é feita, de modo suspender todas as atividades culturais.
Fertilização
Antes da aplicação, é necessário conhecer as culturas antecessores, como algumas pessoas têm necessidades semelhantes para a videira, tal como trevo , alfafa ou trigo . O principal fertilizantes necessários no cultivo das videiras são:
- Ácido fosfórico : Durante o período de crescimento, a cultura tem uma baixa necessidade desse nutriente.
- Potássio : é um nutriente essencial para a vinha, afetando a qualidade do produto, sendo responsável pelo enriquecimento de açúcares de frutas . Como o fósforo deste nutriente deve ser aplicado em profundidade.
- Cálcio e magnésio : o primeiro só é usado para elevar o pH em solos ácidos , ao passo que o magnésio é geralmente em níveis suficientes em todos os solos.
Se durante o período anterior era de um bom manejo de nutrientes não vai precisar de qualquer entrada neste momento, com exceção de nutrientes, como nitrogênio . Enquanto os solos pobres e não pagos durante o plantio é recomendado a aplicação de NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio) em conjunto.
Nesta fase, o comportamento da vinha e análises químicas do solo, tanto colheita poderia ser vitivinicultor para orientar a escolha do nutriente a aplicar. Pode dizer-se que, sem chegar a lacuna , mais diminui o efeito de uma estirpe (sem restrição de água também), o mais rico do vinho, que, na medida em que a redução da força era devido à restrição de fornecimento de nitrogênio.
Condução sistemas
Normalmente existem dois tipos de drivers de crescimento dos sistemas da vinha: a videira, originalmente espanhol e francês no "contraespalderas".
- Parra mandril é geralmente construído para uma altura total de cerca de 2 m, com uma distância entre o seu respectivo poste e morto perímetro de 0,75 a 2 m, dependendo da área. Este sistema tem deficiências em iluminação e ventilação do fruto, a exposição a ataques de doença e dificuldade no trabalho. No campo deverá ser previsto um perímetro avenida de 5-10 m de largura, dentro dele estão marcadas em seguida, as faces internas que são demarcadas quartel Parral, Estas ruas têm um mínimo de 4 m. A largura dos alojamentos para garantir uma boa utilização da irrigação depende da textura do solo: não deverá exceder 80 cm de solo arenoso e pode ser até 15 dm. em solos de argila . Como o comprimento dos quartéis é estimado a não exceder 1 km sem atravessar uma rua. A madeira a ser utilizada deve ser duro e resistente, e que deverá durar a vida da videira (aproximadamente 40 anos).
- Nas contraespaldera: neste caso, ao contrário da videira, as plantas são colocadas em primeiro lugar e, no ano seguinte ao fiação . A distância entre linhas e entre plantas é dada pela poda do sistema utilizado. Nas extremidades de cada um são colocados cabeceiras contraespaldera ter 2,5 m. longo e enterrado com uma inclinação de 45 a 60 graus para 1,2 m., sutiãs internos são treliça estacas que são 2,5 m. longa e verticalmente enterrada variando de 0,7 a 0,8 m. Primeiro jogo é colocado 3,6 m. a cabeceira estar nesse espaço de três pavimentos, outros têm uma separação de 7,2 m. contendo seis plantas.
Agentes avessos viticultura
Fenômenos meteorológicos
Os acidentes meteorológicos , geada , granizo e vento pode causar graves danos à ação vinho. No caso da geada de outono, se a temperatura cair a -2 ou -3 ° C, as folhas são secos parcialmente, mas não os aglomerados aecuados permanecem intactos. Quando a temperatura cai mais do que 6 ° C, não só ocorre folhas de secagem, mas neste caso as uvas estão maduras produz a perda de água dos mesmos, alterando a membrana , que alimenta a concentração de açúcares servindo apenas para vinhos de sobremesa . Se, por outro lado, as uvas são maduros numa incompleta no momento da congelação, existe uma cor de tom avermelhado nestes alterar o sabor dos vinhos produzidos. Gelo antes de inverno , a resistência de videiras a baixas temperaturas (entre -15 e -20 graus centígrados) depende de vários factores: as estirpes , a fase decrescimento em que se representa a planta no momento da geada, e as condições associadas ao gelo: com ou sem neve .Podem ocorrer danos se em brotos , ramos e tronco . Finalmente, a geada de primavera são geralmente produzidas porventos polares que produzem uma queda brusca na temperatura.
No caso de granizo , podemos dizer que os locais preferidos para esses fenômenos variam de acordo com o estado vegetativoda planta e do tamanho do granizo. As lesões mais comuns são quebradas folhas e queda de flores e pequenos frutos . Além disso, em alguns casos, pode causar lesões em casos ramos , principalmente quando as pedras são relativamente grandes.A prevenção pode ser feita malhas granizo , desde que o custo destes sendo justificada pela qualidade da tensão e da frequência deste fenómeno na área. As feridas do ramo pode ser tratado regularmente para evitar a entrada de fungos .
Finalmente, a ação direta dos ventos produz quebrados ramos , varrendo de ramos na base e queda das folhas . Além disso, o vento contribui para a disseminação de doenças e pragas . Para essas culturas mais sensíveis, uma forma de evitar essas lesões é ter os treliça na mesma direção dos ventos. Também é usado na maioria dos casos quebra-vento .
Métodos para combater a geada
Existem dois métodos de proteção contra geadas, uma é a prevenção e outro de combate ativo.
- Prevenção
- Escolher vinhas com brotamento atrasado para parcelas expostas.
- Poda tarde, contribuindo para retardar a brotação.
- Não instale vinhedos expostos a depressões geada.
- Luta ativo
- Reduzir o resfriamento do ar: Isso aquece o ar queimando diretamente combustível , para este uso de aquecedores . Deve notar-se que é desejável a utilização de muitosfornos pequenos e bem distribuídos na plantação , em vez de poucas grandes fornos que estes causam a formação de uma coluna de ar quente que se escapa para as camadas superiores da atmosfera .
- A manutenção dos órgãos das plantas, a uma temperatura mais elevada do que a do dano: feito por barreiras de plástico ou camadas homogeneizadas fumo, minimizando a redução da temperatura no nível da planta. Também para limitar o resfriamento da usina são feitos de irrigação por aspersão , o que mantém as folhas e brotos cobertos com gelo , mantendo-se estes graus centígrados zero.
Pragas e Doenças
Um dos problemas recorrentes que ameaçam a produção de vinho é a presença de filoxera, um pulgão que prospera em solo de argila , duro e escassez de água , fazendo com que vinha absolutamente devastado. A presença deste insecto é controlado por duas vias: espécies híbridas enxerto filoxera resistente americano, ou hibridar Vitis vinifera com espécies resistentes Americana, tentando obter produtores resistentes chamado híbridos produtores directos . Até agora, o mais positivo é o enxerto híbrido em americanos e que nenhum dos produtores directos utilizados proporcionou um produto de qualidade. Além disso, a utilização de produtores directos existentes significa uma diminuição da qualidade dos vinhos .
Por outro lado, os fungos podem aninhar nos restos de velhas raízes e levar a infecção e danos aos jovens estacas . Em todas as vinhas também estão presentes vírus . O veículo de transmissão viral para novas apostas são o que as velhas raízes, que podem permanecer no solo perfeitamente vivo por mais de um ano e uma vez que eles deixam resíduos nocivos morto por vários anos, especialmente nematóides (especialmente o índice Xiphynema ) que parasitam as raízes. Nematóides representar a si mesmo como um negativo, porque eles atacam o sistema radicular das plantas, quando eles ainda são jovens e subdesenvolvidos. Uma boa prática é a de pulverizar o chão. Isso é obrigatório para as instalações de material de propagação, qualquer que seja a presença de nematóides ou vírus. Usado fumigantes tipo diverso e fórmula (dicloropropano-dicloropropeno ou dibromometano) na forma líquida ou granular.Alguns têm apenas a ação nematicida, outros agem também em plantas matando principalmente as antigas raízes da videira e comofungicidas . A eficácia do tratamento nematicida não está completa, uma pequena porcentagem de nematóides escapes e raças, no entanto, o seu número é muito pequeno, nos primeiros anos de desenvolvimento da videira . O alto custo destes tratamentos e ao fato de que o atraso vigor plantio na primavera, e às vezes no outono, eles não são amplamente feita.
Alguns parasitas , tais como mofo ou míldio , ocorrem inevitavelmente. O rápido desenvolvimento da infecção depende da temperatura , da umidade e da virulência do fungo , os consórcios antimildew definir a data dos tratamentos com base em uma coleta sistemática e oportuna da informação. No caso dos anti- traça , a recolha de dados é a utilização de armadilhas de feromonas . Pelo número de borboletas capturadas em armadilhas podem deduzir o momento da intervenção, e o grau de perigo de o parasita . Neste caso, o fim da informação não é apenas definir o tempo de operação, mas também intervir apenas no caso de necessidade. De fato, é de se temer efeitos colaterais ou secundários do tratamentoinseticida . Muitos insecticidas realmente facilitar a multiplicação de ácaros e cigarrinhas , quer pelo desaparecimento dos parasitas e predadores , e a fitotoxicidade sobre as plantas a ser determinado por uma composição de suco celular adequado para parasita ( trofobiosis ). Estes efeitos secundários são, em muitos casos, de grande importância, mesmo em caso anticryptogamic. Por exemplo, a substituição com produtos orgânicos de síntese dos produtos tradicionais de cobre deu origem a uma maior incidência deBotrytis cinerea .
As pragas e doenças que são mais prevalentes na vid são: Peronospora , Oídio , Botrytis cinerea , aranha vermelha , pau aranha , tortrix e cigarras . Alguns parasitas presentes nocampo , como o felpudo e oídio , pode danificar as uvas , o mais perigoso é o mofo cinzento (Botrytis cinerea), ele pode ser desenvolvido mais tarde, mesmo a temperaturas muito baixas, ou durante o armazenamento infectar inicialmente itens saudável. Os parasitas que podem fazer a sua aparição durante o período de armazenamento são fungos do gêneroPenicillium ( mofo verde azul ) ou Alternaria , Cladosporium e outros ( podridão negra ). No caso de mofo cinzento é importante um controlo preventivo; lotes que foram atacadas e não são destinados a armazenagem a longo prazo. Durante o período de manutenção mais eficaz e mais vulgarmente utilizado é o dióxido de enxofre , fornecido através de gás oumetabissulfito .
Evolução da indústria mundial de vinho
Durante os anos 70 , a produção mundial de vinho estava crescendo (ficando-se a cultivar 10 milhões 200 mil hectares ). A partir da década de 80 , há uma queda na área plantada devido ao excesso de vinho no mercado em todo o mundo (cerca de 300 milhões de hectolitros , dos quais 60 milhões são over) ea conseqüente erradicação de vinhedos (-21% ), chegando em 1999 a um total de 8 milhões de 62 000 hectares. Os destinos da produção mundial de uvas são:
- 57% para a produção de vinho ,
- 31% para o consumo fresco ,
- 8% para a produção de suco concentrado
- 4% de passas de uva .
Os principais produtores mundiais de vinho são: França , Chile , Itália , Espanha , Estados Unidos ( Califórnia ), Argentina ,Alemanha , Austrália , África do Sul e Portugal .
Os principais importadores de vinho são (nessa ordem), Alemanha , Reino Unido , França , Estados Unidos , Rússia ,Holanda , Bélgica , Canadá , Suíça , Dinamarca , e atualmente está sendo incorporado embora não tão grandes importadores de vinho, mas como grandes consumidores de vinho, China , Coréia do Sul e Taiwan . Por exemplo, neste último caso, há a produção local de vinho uvas , no entanto, deve ser mencionado que existe uma grande produção e prestígio de vinho de arroz com o conteúdo alcoólicos que variam entre 7 e 8 graus, e que é a principal bebida no refeições, seguido de cerveja , produzidos ou importados localmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário