sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Metrologia
A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade.nota 1 Por se tratar de uma ciência tão abrangente e necessária em tantas atividades humanas, a metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos de todas as medições que são realizadas nas mais diversas ciências e tecnologias.3
Além da aplicação trivial da metrologia no estudo e padronização dos pesos e medidas e na implementação de sistemas de unidades (como é o caso do SI), a metrologia também encontra larga aplicação prática nos mais diversos processos de produção, situação em que visa garantir a qualidade de produtos e serviços por intermédio de ensaios destrutivos e não-destrutivos e da aferição de grandezas físicas com o uso de instrumentos de medição, além da própria calibração desses instrumentos, sejam eles analógicos ou digitais. Outra atividade que comumente se utiliza da metrologia é a Física.4Qual motivo de sua implantação[editar | editar código-fonte]
A ISO série 9000 define explicitamente a relação entre garantia da qualidade e metrologia, estabelecendo diretrizes para se manter um controle sobre os instrumentos de medição da empresa, tornando assim necessária, a implantação de um processo metrológico na empresa que busca ou possui uma certificação. O fator “globalização dos mercados” também põe em prática um de seus principais objetivos, que é traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes, proporcionem as mesmas condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas. Um outro objetivo, não menos importante, está na melhoria do nível de vida das populações por meio do consumo de produtos com qualidade, da preservação da segurança e da saúde e do meio ambiente.
Quais as áreas da Metrologia[editar | editar código-fonte]
Basicamente, a metrologia está dividida em três grandes áreas:
A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
A Metrologia Legal, que controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.
Qual o papel da metrologia na organização?[editar | editar código-fonte]
A Metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
Calibração[editar | editar código-fonte]
Calibração é a comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão (equipamento de classe superior).
A calibração dos equipamentos de medição é função importante para a qualidade no processo produtivo e deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens, tais como:
Garante a rastreabilidade das medições.
Permite a confiança nos resultados medidos.
Reduz a variação das especificações técnicas dos produtos.
Previne defeitos.
Compatibiliza as medições.
Por que ensaiar?[editar | editar código-fonte]
Através dos ensaios é possível verificar se os produtos ou processos de fabricação estão de acordo com determinadas normas e especificações técnicas para, em casos de falhas, as empresas procederem às correções que irão beneficiá-las, pelo aumento da competitividade, e aos consumidores, pelo acesso a produtos ou serviços que atendem a padrões mínimos de qualidade.
Notas
Ir para cima ↑ Vide a definição de "metrology" no item 2.2 do vocabulário metrológico do JCGM1 e também a definição de "metrologia" no item B (pág. 7) da cartilha do Inmetro.2
Referências
Ir para cima ↑ Joint Committee for Guides in Metrology (JCGM) (2012). International vocabulary of metrology – Basic and general concepts and associated terms (VIM) (PDF) (em inglês e francês) Bureau International des Poids et Mesures (BIPM). Visitado em 5 de abril de 2014.
Ir para cima ↑ BRASIL. INMETRO. Barreiras Técnicas e a Competitividade Empresarial (PDF) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Visitado em 5 de abril de 2014.
Ir para cima ↑ BRASIL. INMETRO. Metrologia Científica Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Visitado em 5 de abril de 2014.
Ir para cima ↑ Eve Anne Melo. Metrologia aplicada à Física - 1ª parte: Unidades de Medidas Exactus Metrologia e Qualidade. Visitado em 5 de abril de 2014.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Esterco de peru - Alguns aspectos
Todo o vegetal precisa de vários nutrientes, a principal fonte desses nutrientes são captados pelas plantas diretamente do solo, por isso, é preciso manter o solo em boas condições químicas, físicas e biológicas para oferecer as plantas o máximo possível do que elas precisam para atingir a produção desejada. Para o enriquecimento do solo são utilizados várias fontes de nutrientes, entre elas os estercos de animais, um deles e que em algumas regiões é muito utilizado é o esterco de peru, que é importante fonte de nutriente e requer alguns cuidados na aplicação.
Como todos os estercos, o de peru precisa passar pelo processo de fermentação, ou seja, ele precisa ficar amontoado por cerca de 90 a 120 dias, até que o calor gerado no monte de esterco cumpra o processo de eliminação de possíveis sementes de invasoras e ou parasitas que podem estar junto as fezes. Outro objetivo da fermentação é para que esse processo não ocorra no solo, o que pode ocasionar prejuízos para as plantas.
Uma recomendação é adquirir quando possível estercos de peru, oriundos de produtores conhecidos, verificando se este já passou pelo processo de fermentação, caso contrário é preciso fazê-lo. Em caso de dúvida se o esterco passou pelo período necessário de fermentação, é aconselhável amontoá-lo e verificar se está esquentando muito ou não, por isto, é importante o produtor planejar a compra com antecedência.
Frequentemente existem questionamentos quanto a qualidade de estercos adquiridos, principalmente quanto a qualidade nutricional. A análise química é a única forma de esclarecer estas dúvidas e dar maior tranquilidade para aquele que está comprando, ou mesmo, quando se trata de utilização pelo próprio produtor, este procedimento gera custos, porém, em algumas situações é aconselhável faze-lo.
O esterco de peru quando comparado com o de frango que é mais comumente encontrado, geralmente leva algumas vantagens na quantidade de nutrientes, mas é importante observar o numero de lotes que foram produzidos em cima de cada "cama".
Um bom motivo que justifica a realização de análise do esterco comprado é ter a informação mais confiável quanto a quantidade de nutrientes. Dando condições para o cálculo da quantidade adequada a ser aplicada, para atender as necessidades do solo, logicamente, o produtor que irá aplicar o produto também deve ter em mãos análise de solo e quando estiver com dúvida, deve buscar orientação técnica.
No mercado encontra-se o adubo orgânico de peru peletizado que facilita a aplicação do produto, possibilitando a aplicação com os equipamentos de plantio que o produtor já possui, porém, é preciso avaliar a viabilidade econômica da aquisição deste insumos e levar em conta que os adubos orgânicos agem por um tempo maior no solo e contribui também para melhorias de aspectos biológicos e físicos.
Uma alternativa interessante é a utilização por até três safras com adubo de peru, depois utilizar por uma safra adubação química, e assim ir alternando. Outra opção é fazer uma porcentagem entre o químico e o esterco de peru, sempre tentando atender as necessidade apontadas na análise de solo, levanto em consideração a legislação ambiental e a viabilidade econômica.
Assinar:
Postagens (Atom)