Queijo Pule — Sérvia
Esse tipo de queijo é produzido apenas sob encomenda, já que o preço do quilo pode chegar a até 2 mil euros. Pule é um queijo feito com leite originado dos burros bálcãs, sendo que pouquíssimos burros dessa espécie são encontrados no mundo. Os que existem ficam em Zasavica, na Sérvia, e para produzir um quilo do Pule são necessários, em média, 25 litros de leite.
Uma curiosidade: sabia que o leite de burra é bastante nutritivo e ajuda a fortalecer a imunidade? Ele tem menos gordura que o de vaca, contém ômega 3 e, ainda, ácidos graxos, que auxiliam na redução do colesterol. Incrível, não?
Caciocavallo Padolico — Itália
Esse queijo italiano tem fama no mundo inteiro pelo sabor e pelo preço. Meio quilo pode chegar a custar 700 euros, o que o coloca na lista dos 10 queijos mais caros do planeta. Ele é produzido a partir do leite de vaca, mas uma raça raríssima de vaca, que só se encontra na Itália.
Na época do verão, as vacas sobem as montanhas para comer morangos e cerejas, e isso faz com que o sabor do queijo seja diferente e muito requintado.
Beaufort D’ete — França
Esse queijo é produzido nos alpes franceses e conhecido no mundo todo por ter o derretimento perfeito. A harmonização ideal é feita com salmão e vinho por conta da textura e do aroma.
Apesar de muito caro, esse tipo de queijo é conhecido por ter um tempo de maturação especial e método de produção difícil, o que faz com que ele se torne extremamente saboroso.
Gorau Glas — País de Gales
Com preço alto, mas não exorbitante, o Gorau Glas é um tipo de queijo importado de pequenas fazendas do País de Gales. Meio quilo custa em torno de 45 dólares. Pode ser harmonizado com vinho tinto de uvas como cabernet sauvignon e carménere. Tem sabor forte e especialmente marcante.
Frome Cheese Platter — Inglaterra
Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3300 dólares. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta.
Para se ter ideia do luxo, esse tipo de queijo é harmonizado com trufas, caviar e folha de ouro comestível, além de ser servido em bandeja de prata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário