CUBISMO
Para desenvolver o seu trabalho Cubista você deve conhecer as origens e algumas características desse importante movimento artístico. Vamos lá.
O cubismo, uma das primeiras correntes artísticas das chamadas vanguardas históricas do século XX, manifesta-se na França entre os anos 1908 e 1910. Os pintores e escultores deste movimento afirmavam que na natureza é possível reduzir todas as coisas a formas geométricas perfeitas, mediante as quais elas podem ser representadas. Essa síntese da realidade é fruto de uma busca dos elementos mais fundamentais e primários das artes plásticas, de suas próprias raízes.
De fato, uma das características principais do cubismo é a revalorização das formas geométricas - triângulos, retângulos e cubos, além, é claro, da proposição da pintura e da escultura como formas de expressão. Quanto ao nome dado a esse novo movimento, ele não partiu dos próprios artistas, mas dos críticos de arte da época, totalmente desconcertados diante desse novo caminho de expressão artística.
Ao visitar as primeiras exposições e convencidos de que se tratava de uma arte experimental que nunca chegariam a entender, começaram a se referir às obras com o nome de cubos ou de raridades cúbicas. Essa nova corrente foi representada por dois grandes pintores e escultores: Pablo Picasso e Georges Braque, embora se possa dizer que foi o primeiro, com sua obra As Senhoritas de Avignon, que iniciou o cubismo propriamente dito.
Você poderá visitar a nossa Linha do Tempo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o Cubismo, a biografia e algumas obras de arte dos principais artistas desse período.
Vamos iniciar seu projeto Cubista ? Para ajuda-lo nós do www.historiadaarte.com.br fizemos o nosso projeto. Então ... mãos à obra!
1 - Vamos começar com a escolha de um objeto. Procure um objeto real, que você possa observar todos os seus lados e detalhes. Lembre-se de que esse objeto será o tema principal do seu trabalho, então capriche na escolha. Nós utilizamos uma caixa de fósforos.
2 - Observe o objeto que você escolheu e desenhe, separadamente, quatro ou mais faces distintas desse objeto. Não esqueça dos detalhes e você poderá, inclusive, desenhar a parte interna do objeto O que vale é fragmenta-lo.
3- Em seguida, escolha o suporte onde você quer trabalhar, por exemplo, papel, cartolina, tela, computador, etc. Sobreponha as faces desenhadas anteriormente, criando uma imagem do objeto à maneira cubista, ou seja demonstrar o objeto tridimensional em um espaço bidimensional. Para finalizar o seu trabalho você poderá utilizar as cores sóbrias, como aquelas que os pintores cubistas utilizavam, ou então as cores que você mais gostar.
4- Se você quiser poderá transformar o seu trabalho de Cubismo Analítico para Cubismo Sintético acrescente colagens de letras, números ou outros materiais.
Como ficou? Você curtiu entender e produzir trabalhos ao estilo do Cubismo?
Encaminhe para nós o seu trabalho (em jpeg) ou faça-o aqui mesmo, para que possamos deixá-lo em exposição na nossa Galeria Virtual. Estamos aguardando!!!
Sobe
SURREALISMO
Desta vez você desenvolverá um trabalho Surrealista. Para isso, você deve conhecer as origens e algumas características desse movimento artístico. Vamos lá.
Surrealismo, movimento artístico e literário fundado pelo poeta e crítico francês André Breton. Em 1924, Breton publicou o Manifesto surrealista em Paris, tornando-se líder do grupo que tomou este nome. O surrealismo surgiu do movimento Dadá que refletia, tanto na arte quanto na literatura, o protesto niilista contra a cultura ocidental. Herdeiro do dadaísmo, o surrealismo enfatizava o papel do inconsciente na atividade criadora.
Os principais artistas surrealistas foram: Giorgio de Chirico; Marc Chagall; Paul Klee; Marcel Duchamp; Francis Picabia; Joan Miró; Yves Tanguy; René Magritte; Alberto Giacometti; Salvador Dalí; Diego Rivera e Leon Trotski.
Você poderá visitar a nossa Linha do Tempo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o Surrealismo, a biografia e algumas obras de arte dos principais artistas desse movimento artístico.
Escolha o tipo de suporte e o material que você quer trabalhar. Nós do www.historiadaarte.com.br escolhemos um desenho que você usará em seu projeto surrealista. Lembramos que o surrealismo pode ser figurativo ou abstrato. Então ... imagine uma situação inusitada ou um sonho e mãos à obra!
1 - Analise o desenho proposto.
2 - Veja alguns resultados de outros adolescentes.
Sobe
Como ficou? Você curtiu compreender e produzir trabalhos Surrealistas?
Encaminhe para nós o seu trabalho (em jpeg) para que possamos deixa-lo em exposição na nossa Galeria Virtual. Estamos aguardando!!!
ANÁLISE ESTÉTICA VISUAL
Este é um trabalho de pesquisa visual que possibilita ampliar o entendimento sobre a biografia do artista, as principais características do movimento artístico e alguns itens da composição da obra, tais como:tema da pintura, técnica e materiais, simbolismos, perspectiva, luz, cores, linhas e etc.
Sobe
RELEITURA
Releitura é o fazer artístico. Rever qual é a sua atitude com relação à obra e qual a sua reação. É fazer Arte da Arte. É a transformação da crítica em uma atividade artística.
Observe estes exemplos de releitura:
ORIGINAL
RELEITURA
Barroco
Impressionismo
Casal Arnolfini, Van Eyck
Arte Gótica
"O grito", Munch, 1893. Galeria Nacional, Oslo
Expressionismo
"O Grito", autor desconhecido
Auto Retrato, Seurat
Impressionismo-Pontilhismo
Autor desconhecido
Sobe
Analise a obra ao lado e faça sua Releitura
Escreva no título a palavra releitura, coloque seu nome, idade e País e clique em "Send"
(depois, aguarde aparecer a mensagem "Successfully saved image" ao lado da palavra Title).
GALERIA DAS RELEITURAS
Informamos que os desenhos recebidos serão analisados e selecionados antes de fazerem parte de nossa Galeria.
Autoras: Simone R. Martins e Margaret H. Imbroisi www.historiadaarte.com.br©
Foi show a aula da prof mirian,Graziela pereira,COL.VISCONDE,
ResponderExcluir