Nada mais é do que uma especialização do desenho técnico voltada à execução e representação de projetos de arquitetura. Explicando de forma mais detalhada, os desenhos de arquitetura são todo o conjunto de registros gráficos criados por arquitetos ou outros profissionais durante, ou não, o processo de projeto arquitetônico.
Os desenhos de arquitetura surgiram no Renascimento, mas naquela época ainda não havia conhecimentos sistematizados de geometria descritiva.
As primeiras normas de desenhos de arquitetura começaram a surgir a partir do século XIX. Com a Revolução Industrial e a evolução das máquinas, surgiu a necessidade de padronizar os desenhos dos projetos de maquinário. Essas regras se estenderam aos projetos de arquitetura.
A representação gráfica de desenhos de arquitetura segue um conjunto de normas internacionais sob a supervisão da ISO (International Organization for Standardization).
Trata-se de uma organização internacional com sede em Londres. Toda vez que algum país cria uma nova norma técnica que é aprovada pelos demais países participantes, ela é incluída na ISO.
No entanto, cada país costuma ter suas próprias versões das normas de desenhos de arquitetura, adaptadas por várias razões.
No Brasil, as normas de desenhos de arquitetura são editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Confira as principais:
NBR-6492 – Representação de projetos de arquitetura
Quem quer começar a criar desenhos de arquitetura precisa aprender alguns conceitos e normas de desenho técnico como vistas, perspectiva cônica (ou do arquiteto), tipos de linhas, cotagem, escala, entre outros.NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico
Quem quer começar a criar desenhos de arquitetura precisa aprender alguns conceitos e normas de desenho técnico como vistas, perspectiva cônica (ou do arquiteto), tipos de linhas, cotagem, escala, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário