Os indicadores de êxito do trabalho do professor alfabetizador pressupõem:
A consolidação do ensino e da aprendizagem da língua escrita,
A efetivação de uma prática diversificada, flexível e sensível às
características culturais, sociais e de aprendizagem dos alunos que se
encontram em processo de alfabetização.
Sendo assim, as especificidades do trabalho de alfabetização exigem um
perfil bastante exigente dos professores alfabetizadores, reunindo saberes
específicos das disciplinas ou áreas de conhecimento, saberes
pedagógicos, saberes práticos e atitudes.
Os profissionais envolvidos com alfabetização devem estar conscientes de
que devem:
I.
Ter uma identidade própria e ser reconhecido pela importância de
seu trabalho.
II.
Saber que o conteúdo de alfabetização é tão elaborado e complexo
quanto os demais conteúdos trabalhados em outros níveis de ensino.
III.
Possuir competência e sensibilidade para o trabalho com alunos na
faixa etária de 6 a 8 anos.
IV.
Evidenciar abertura para o trabalho em contextos de diversidade e
de diferenças.
V.
Desenvolver uma atitude de pesquisa em relação a sua atividade e
investir na socialização de conhecimentos produzidos na área.
VI.
Desenvolver a perspectiva do trabalho coletivo e compartilhado.
VII.
Desenvolver expectativas de sucesso e estimular a auto-estima dos
alunos.
VIII.
Participar de processos de formação continuada - Profa (ter cursado
ou estar cursando o programa).
IX.
Comprometer-se na participação efetiva nos encontros que tratam da
alfabetização para a troca de experiências, estabelecendo assim
uma parceria escola/Semect.
X.
Ter sensibilidade para os aspectos relativos aos cuidados e a
educação das mesmas, bem como conhecimento das diversas
dimensões que as constituem nos seus aspectos físicos, cognitivolinguístico,
emocional, social e afetivo.
XI.
Ter a habilitação (conforme titulação requerida por Lei) necessária
para exercer a função docente na área de alfabetização.
XII.
Acreditar no seu potencial enquanto alfabetizador, bem como no dos
alunos respeitando as individualidades.
XIII.
Atender à diversidade na sala de aula, com aulas criativas,
dinâmicas, diferenciadas e significativas.
XIV.
Atuar como educadores mediadores entre conhecimentos cotidianos
e científicos, garantir um ambiente educativo, saudável e alegre onde
as crianças possam desenvolver-se enquanto pessoas e cidadãs.
XV.
Reconhecer que existe mais de uma maneira de aprender e,
portanto, deve haver maneiras diversificadas de ensinar.
XVI. Estar apto (a) a diagnosticar, analisar e retomar ações pedagógicas
visando o avanço dos alunos.
XVII.
Contextualizar conteúdos programáticos, relacionando a teoria com a
prática, atribuindo assim, uma função social aos temas trabalhados.
XVIII.
Formar globalmente os alunos, instrumentalizando-os para se
tornarem cidadãos capazes de tomar decisões e transformar o meio
em que vivem.
XIX.
Sentir-se feliz como professor (a) alfabetizador (a), acreditando que
poderá mudar a realidade da sala de aula que lhe foi confiada.
XX.
Planejar semanalmente as atividades a serem desenvolvidas.
XXI.
Ser organizado (a) e comprometido (a) com suas tarefas docentes.
XXII.
Tratar a todos com respeito.
XXIII.
Conhecer e respeitar as orientações da coordenação pedagógica e
as principais atribuições dos docentes que constam no Regimento
Escolar e nas Diretrizes para organização das Unidades Escolares
da Semect.
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