Tudo o que você precisa saber sobre a cerveja inglesa
A gente conhece a cena: você chega em um pub e se depara com uma quantidade enorme de cervejas e o barman olha para sua cara querendo saber exatamente o que você quer. Afinal, qual cerveja inglesa pedir?
O Rafael Maciel, guia do passeio Pub Crawl, nos dá todas as dicas sobre a cerveja inglesa para você saber como escolher entre tantas opções. Com a palavra, o Rafa:
Eu sempre recomendo estar aberto à experimentação, pra saber qual cerveja vai agradar mais o teu paladar. Eu, por exemplo, gosto muito de stouts e red ales, e não gosto de cerveja de trigo.
Um amigo meu é o oposto e prefere as de trigo. Ou seja, é importante estar disposto a errar até achar o estilo favorito. Separei as explicações sobre alguns dos principais tipos de cervejas consumidos em pubs pra te ajudar na escolha.
Leia também nosso artigo sobre os Pubs de Londres – como agir como um local
TIPOS DE CERVEJA INGLESA
CERVEJA LAGER
O tipo de cerveja mais conhecido pelos brasileiros e mais consumido no mundo. Isso porque a cerveja que temos no Brasil, a pilsen (Skol, Kaiser, Bhrama…) é um tipo de lager.
Ela é uma cerveja de baixa fermentação, tem um sabor mais simplificado e ao contrário do que alguns pensam ela sempre é servida gelada e com gás.
Exemplos: Carlsberg (inglesa), Fosters (australiana) e Kronenbourg 1664 (francesa).
CERVEJA ALE
Existem vários sub-tipos dentro da ale, este que é um dos estilos de cerveja mais adorados pelos ingleses. Algumas ales são vendidas em temperatura ambiente (e não quente, veja bem), mas não tem nada de errado com isso. A fermentação dela ocorre de outra forma, pra que ela seja consumida nesta temperatura.
Um dos sub-tipos é a pale ale. Ela possui uma textura um pouco mais áspera, tem aroma e sabor mais frutado devido à presença de mais lúpulo na sua fabricação.
De modo geral o malte é o sabor que mais impera neste estilo. E ainda existem outras variações, dependendo do malte usado, como a red ale, que é uma ale bem avermelhada e com sabor ainda mais maltado.
CERVEJA INDIAN PALE ALE (IPA)
Reza a lenda que os ingleses estavam levando sua cerveja pra Índia, quando aquele país fazia parte do poderoso império britânico, só que ela chegava lá quase expirada e com muito do sabor do lúpulo perdido durante o transporte.
Alguém teve então a brilhante ideia de adicionar mais lúpulo nesta cerveja, já que ele ia se perdendo na viagem, pra estar no mesmo nível das pale ales vendidas na Inglaterra.
Além disso o lúpulo é um conservante natural, então iria conservar a cerveja em dia por mais tempo. Antes de despachar estes barris alguém teve a iniciativa de experimentar uma pint desta cerveja extremamente lupulada. Uma delícia.
Nascia aí a Indian Pale Ale, a IPA (pronuncia-se “ai-pi-ei” e não ipa como no Brasil”. As IPAs são mais marcantes pela presença do lúpulo, ou melhor, dos tipos de lúpulo que são utilizados pra fabricação dela. O aroma é mais forte e o sabor mais amargo justamente pela presença maior desta planta.
Outros estilos comuns de cervejas ale são bitter e amber .
Exemplos: London Pride (ale), Meantime Pale Ale, Camden Pale Ale, Greene King IPA, Brewdog Punk IPA, Brewdog Five AM (Red Ale), Samuel Smith’s Old Brewery Bitter.
CERVEJA STOUT
Favorita dos irlandeses e também apreciada por quem gosta de café. O motivo é simples: o grão do malte utilizado pra fabricação da stout é torrado, assim como é o grão do café. Este torrado engana o cérebro e nos faz parecer que tem café na sua composição.
Por este mesmo motivo a espuma tem uma coloração mais escura, além de ser mais cremosa. A stout é mais densa e tem um sabor realmente marcante. Dependendo da marca, o amargor é maior ou menor, dependendo da quantidade e tipo de lúpulo adicionado.
Exemplos: Guinness, Murphy’s e Samuel Smith’s Extra Stout (a Imperial Stout da Samuel Smith’s é uma das minhas favoritas).
Leia aqui como visitar a fábrica da Guinness em Dublin, pelo blog Across the Universe
CERVEJA DE TRIGO
Não conheço muito e não sei muito sobre o estilo, justamente por não ser tão normal assim ver as pessoas bebendo este tipo de cerveja. Ao menos não tão normal quanto as anteriores. A cerveja de trigo (wheat beer) possui um sabor bem diferente das demais citadas, é mais densa e com sabor não tão amargo quanto as ales, por exemplo. Algumas delas tem algumas notas de frutas cítricas e chegam até a ser servidas com uma fatia de laranja no copo.
Exemplos: Hoegaarden, Blue Moon, Samuel Smith’s Wheat Beer.
OUTROS ESTILOS DE CERVEJA NA INGLATERRA
Os tipos citados acima são apenas alguns estilos, e apenas os servidos nas pints (os copos de 568ml), mas há diversas cervejas engarrafadas, como porter, brown ale, black IPA, etc.
Leia também sobre 20 pratos típicos da culinária inglesa
Como é feita a cerveja?
A cerveja é feita de quatro ingredientes: cevada, água, lúpulo e levedura (fermento).
A cevada é germinada e torrada e vira malte. É o malte que dá identidade e cor à cerveja. Depois disso adiciona-se água e vira o mosto, a base da cerveja. O lúpulo, adicionado em seguida, é uma planta que confere à bebida o amargor e muitas vezes as notais frutais ou florais.
Em poucos casos uma cerveja realmente leva fruta na composição, todos os aromas frutais são criados pelo lúpulo, dependendo da origem e quantidade.
Depois disso são adicionadas as leveduras que vão transformar os açúcares em álcool, o famoso processo de fermentação. Este processo finalizado, a cerveja pode ser filtrada e envasada; ou então não ser filtrada e ocorrer a chamada segunda fermentação, quando as leveduras terminam o seu trabalho já dentro do barril que o pub usa pra servir a tua pint.
Como degustar uma cerveja?
- Olhe: analise a densidade da bebida, a formação da espuma e o mais importante: a coloração.
- Cheire: sinta os aromas que você consegue identificar. Pense um pouco sobre quais frutas ou tipos de flores a cerveja remete. Alguma característica específica como a torrefação, por exemplo, já pode ser identificada pelo aroma.
- Beba: Tome um gole e passe a bebida por toda a boca e língua. Preste atenção na textura e na aceitação do seu paladar.
- Ao engolir a cerveja pense nos sabores e em que parte da língua eles podem ser identificados. O amargor é sentido no fundo da língua. Analise também as características do malte (caramelo, cítrico, torrado, etc), do lúpulo (pelo amargor e pelo sabor frutado ou que remete a flores), e tudo mais que pode perceber.
- Analise quais os sabores que se vão logo e quais os que mais persistem.
- Beba mais um gole e verifique o que mais pode perceber. O recomendado é fazer isso por no máximo quatro vezes, porque mais que isso vai confundir (e até acostumar) o paladar.
Como saber se a cerveja inglesa virá gelada e com gás?
Observando. Se a cerveja for tirada pelo processo manual, quando o bartender bomba a cerveja puxando uma espécie de alavanca, ela virá em temperatura ambiente e sem gás artificial (apenas o natural).
Se ela for tirada ligando uma espécie de torneira e esperando o copo encher, ela virá gelada (se o sistema de resfriamento estiver funcionando, claro) e com gás artificial.
Qual é o teor alcólico da cerveja inglesa?
Geralmente as cervejas on tap (servidas em pint) variam de 4% a 5.5% de álcool.
Como é servida a cerveja nos pubs?
Em geral, a cerveja é servida a partir de barris em copos com uma determinada quantidade de líquido: o chamado PINT [pronúncia “paint”] tem 568 ml e o HALF PINT (meio pint), 284 ml. Mas por que esta quantidade, você pode estar se perguntando.
Acontece que pint é uma medida de volume do sistema imperial de medidas adotado na Inglaterra. Apesar de o sistema métrico ter sido introduzido no país na metade do século passado, o antigo e tradicional sistema é ainda muito usado. Assim, os quilos convivem com as libras (pounds), os metros convivem com as jardas (yards), e os litros com os pints e gallons. Um pint equivale a 1/8 de um galão imperial – assim ficou fácil, né?
Quanto custa uma cerveja nos pubs?
Nos pubs do centro de Londres, espere pagar entre £4 e £5 libras por um pint de cerveja (568 ml) e entre £2 e £3 por meio pint (284 ml).
Onde experimentar a cerveja inglesa?
Passeio Pub Crawl – cervejas e história
O nosso passeio que harmoniza pubs com muita história, o Pub Crawl histórico, é um sucesso desde 2014. Muita gente já participou e aprovou (prova disso são as mais de 300 avaliações no TripAdvisor), e muita gente ainda vai fazer.
O assunto principal do passeio, caso você não saiba, é história. Desde o Grande Incêndio de Londres até a Segunda Guerra Mundial, muitas descobertas são feitas pelo percurso. A outra metade do tempo é tomada por boas cervejas, afinal para-se em quatro pubs durante a caminhada e as opções de cervejas são tantas que o brasileiro enche os olhos já na primeira parada. Como ficamos cerca de meia hora em cada um dos quatro pubs, tem-se tempo suficiente pra tomar uma pint de cerveja (os copos de 568ml) e degustar a famosa cerveja inglesa. E o Rafa dá todas as dicas para você.
Saiba mais sobre o Pub Crawl clicando aqui.
Mas só tem cerveja para beber nos pubs?
De jeito nenhum! Além de cerveja na pressão e engarrafada você também encontra sidra, vinhos, destilados e, claro, bebidas não alcoólicas (experimente Appletiser e ginger beer – que apesar do nome não tem álcool).
Para saber mais sobre o passeio pelos pubs históricos de Londres guiado em português pelo Rafael Maciel, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário