quinta-feira, 11 de outubro de 2018

port

QUESTÃO 1
O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinadoslimites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)
a) fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.b) competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.c) refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.d) caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.e) uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.
COMENTÁRIO QUESTÃO 1
Gabarito “D”.  As práticas corporais promovem a fruição por meio do caráter lúdico presente em diversas atividades esportivas.
QUESTÃO 2
Novas tecnologias
Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo» «fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado. Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com. br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).
Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva
a) criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.b) enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.c) indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.d) tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.e) demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas. 
COMENTÁRIO QUESTÃO 2
Gabarito “D”. O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural inclui, não só o autor, como também o leitor hipotético do texto, induzindo-o a compartilhar as ideias veementemente defendidas.
QUESTÃO 3
enem 2017
CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011.
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
a) a opressão das minorias sociais.b) carência de recursos tecnológicos.c) falta de liberdade de expressão.d) defesa da qualificação profissional.e) reação ao controle do pensamento coletivo. 
COMENTÁRIO QUESTÃO 3
Gabarito “E”. No cartum de Caulos, a maioria dos homens é caracterizada como bonecos de corda que se movimentam mecanicamente na mesma direção, exceto um deles que, sem a corda nas costas, toma seu próprio caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores