Literatura no ENEM
50 Questões com gabarito de Nível Fácil de Literatura de anos anteriores do
ENEM
01 - (ENEM/2009)
Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta contínua importunação de senhores e de escravos, que
não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração!
Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-lhe a paz da alma, e
torturar-lhe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e André, e uma êmula terrível e
desapiedada, Rosa. Fácil lhe fora repelir as importunações e insolências dos escravos e criados; mas
que seria dela, quando viesse o senhor?!...
GUIMARÃES, B. A escrava Isaura. São Paulo: Ática, 1995 (adaptado).
A personagem Isaura, como afirma o título do romance, era uma escrava. No trecho apresentado, os
sofrimentos por que passa a protagonista
a) assemelham-se aos das demais escravas do país, o que indica o estilo realista da abordagem do
tema da escravidão pelo autor do romance.
b) demonstram que, historicamente, os problemas vividos pelas escravas brasileiras, como Isaura,
eram mais de ordem sentimental do que física.
c) diferem dos que atormentavam as demais escravas do Brasil do século XIX, o que revela o
caráter idealista da abordagem do tema pelo autor do romance.
d) indicam que, quando o assunto era o amor, as escravas brasileiras, de acordo com a abordagem
lírica do tema pelo autor, eram tratadas como as demais mulheres da sociedade.
e) revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo
com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus
senhores.
02 - (ENEM/2009)
O SERTÃO E O SERTANEJO
Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim
crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o
incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro.
Minando à surda na touceira, queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por
débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e
vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a
consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo,
deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes
passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias
copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às
pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade.
Transborda a vida.
TAUNAY, A. Inocência. São Paulo: Ática, 1993 (adaptado).
O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando
o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do
Romantismo para construção da identidade da nação é a
a) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo
subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.
b) consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que
coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.
c) construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma
imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.
d) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território
nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.
e) valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um
conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.
03 - (ENEM/2009)
Canção amiga
Eu preparo uma canção,
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheçam
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
ANDRADE, C. D. Novos Poemas.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1948. (fragmento)
A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de
a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
b) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
c) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
d) destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e
do poeta.
e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o
receptor, de outro.
04 - (ENEM/2009)
Isto
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!
PESSOA, F. Poemas escolhidos.
São Paulo: Globo, 1997.
Fernando Pessoa é um dos poetas mais extraordinários do século XX. Sua obsessão pelo fazer
poético não encontrou limites. Pessoa viveu mais no plano criativo do que no plano concreto, e criar
foi a grande finalidade de sua vida. Poeta da “Geração Orfeu”, assumiu uma atitude irreverente.
Com base no texto e na temática do poema Isto, conclui-se que o autor
a) revela seu conflito emotivo em relação ao processo de escritura do texto.
b) considera fundamental para a poesia a influência dos fatos sociais.
c) associa o modo de composição do poema ao estado de alma do poeta.
d) apresenta a concepção do Romantismo quanto à expressão da voz do poeta.
e) separa os sentimentos do poeta da voz que fala no texto, ou seja, do eu lírico.
05 - (ENEM/2009)
Ó meio-dia confuso,
ó vinte-e-um de abril sinistro,
que intrigas de ouro e de sonho
houve em tua formação?
Quem ordena, julga e pune?
Quem é culpado e inocente?
Na mesma cova do tempo
cai o castigo e o perdão.
Morre a tinta das sentenças
e o sangue dos enforcados...
— liras, espadas e cruzes
pura cinza agora são.
Na mesma cova, as palavras,
o secreto pensamento,
as coroas e os machados,
mentira e verdade estão.
[...]
MEIRELES, C. Romanceiro da Inconfi dência.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1972. (fragmento)
O poema de Cecília Meireles tem como ponto de partida um fato da história nacional, a
Inconfidência Mineira. Nesse poema, a relação entre texto literário e contexto histórico indica que a
produção literária é sempre uma recriação da realidade, mesmo quando faz referência a um fato
histórico determinado. No poema de Cecília Meireles, a recriação se concretiza por meio
a) do questionamento da ocorrência do próprio fato, que, recriado, passa a existir como forma
poética desassociada da história nacional.
b) da descrição idealizada e fantasiosa do fato histórico, transformado em batalha épica que exalta
a força dos ideais dos Inconfidentes.
c) da recusa da autora de inserir nos versos o desfecho histórico do movimento da Inconfidência: a
derrota, a prisão e a morte dos Inconfidentes.
d) do distanciamento entre o tempo da escrita e o da Inconfidência, que, questionada
poeticamente, alcança sua dimensão histórica mais profunda.
e) do caráter trágico, que, mesmo sem corresponder à realidade, foi atribuído ao fato histórico
pela autora, a fim de exaltar o heroísmo dos Inconfidentes.
06 - (ENEM/2009)
Texto 1
O Morcego
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.
“Vou mandar levantar outra parede...”
Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!
Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!
A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994.
Texto 2
O lugar-comum em que se converteu a imagem de um poeta doentio, com o gosto do macabro e do
horroroso, dificulta que se veja, na obra de Augusto dos Anjos, o olhar clínico, o comportamento
analítico, até mesmo certa frieza, certa impessoalidade científica.
CUNHA, F. Romantismo e modernidade na poesia. Rio de Janeiro: Cátedra, 1988 (adaptado).
Em consonância com os comentários do texto 2 acerca da poética de Augusto dos Anjos, o poema O
morcego apresenta-se, enquanto percepção do mundo, como forma estética capaz de
a) reencantar a vida pelo mistério com que os fatos banais são revestidos na poesia.
b) expressar o caráter doentio da sociedade moderna por meio do gosto pelo macabro.
c) representar realisticamente as dificuldades do cotidiano sem associá-lo a reflexões de cunho
existencial.
d) abordar dilemas humanos universais a partir de um ponto de vista distanciado e analítico acerca
do cotidiano.
e) conseguir a atenção do leitor pela inclusão de elementos das histórias de horror e suspense na
estrutura lírica da poesia.
07 - (ENEM/2010)
Negrinha
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e
olhos assustados.
Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da
cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de
crianças.
Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na
igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balança
na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo.
Uma virtuosa senhora em suma – “dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da
moral”, dizia o reverendo.
Ótima, a dona Inácia.
Mas não admitia choro de criança. Ai! Punha-lhe os nervos em carne viva.
[...]
A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora
de escravos – e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se
afizera ao regime novo – essa indecência de negro igual.
LOBATO, M. Negrinha. In: MORICONE, I. Os cem melhores contos brasileiros do século.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento).
A narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa contradição inferese,
no contexto, pela
a) falta de aproximação entre a menina e a senhora, preocupada com as amigas.
b) receptividade da senhora para com os padres, mas deselegante para com as beatas.
c) ironia do padre a respeito da senhora, que era perversa com as crianças.
d) resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto.
e) rejeição aos criados por parte da senhora, que preferia tratá-los com castigos.
08 - (ENEM/2010)
Capítulo III
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia
disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que
amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e
assim se explica este par de figuras que aqui está na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse,
porém, de escolher, escolheria a bandeja, – primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado
esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de
Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não
queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter
criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um
pedaço da província, nem o pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a
outros serviços.
ASSIS, M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 1993 (fragmento).
Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento
apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside
a) no conflito entre o passado pobre e o presente rico, que simboliza o triunfo da aparência sobre
a essência.
b) no sentimento de nostalgia do passado devido à substituição da mão de obra escrava pela dos
imigrantes.
c) na referência a Fausto e Mefistófeles, que representam o desejo de eternização de Rubião.
d) na admiração dos metais por parte de Rubião, que metaforicamente representam a
durabilidade dos bens produzidos pelo trabalho.
e) na resistência de Rubião aos criados estrangeiros, que reproduz o sentimento de xenofobia.
09 - (ENEM/2010)
Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura
nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta
para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a
intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas
modernistas
a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a
originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita,
afetando a criação artística nacional.
c) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como
finalidade a prática educativa.
d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade
artística ligada à tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.
10 - (ENEM/2009)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura /
Fundação Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no
poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são
a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.
d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas
inovadoras.
e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de
temas do cotidiano.
11 - (ENEM/2009)
Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a
representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma
composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre
si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma
estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com
lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos
dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo
uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou
ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4)
pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por
meio da representação.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1973 (adaptado).
Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se
que
a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não
é possível sua concepção de forma coletiva.
b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo
autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas,
romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais
importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até
os dias atuais.
e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção
do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas
posteriormente à cena teatral.
12 - (ENEM/2009)
A partida
1
Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis
novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, 4
acendi um fósforo: passava das três.
Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo
de não passar mais 7
nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas
cadeias de disciplina e de amor.
10Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e,
voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, 13sentei-me um instante à beira da cama.
Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... Que me
custava acordá-la, 16dizer-lhe adeus?
LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de
Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003.
No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se
da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho:
a) “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir” (ref. 1).
b) “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco” (ref. 4).
c) “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama” (refs. 10-13).
d) “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor” (ref. 7).
e) “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...” (ref. 13).
13 - (ENEM/2009)
Confidência do Itabirano
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e
[comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e
[sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
ANDRADE, C. D. Poesia completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.
Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus
poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os dilemas
humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como se percebe
claramente na construção do poema
Confidência do Itabirano. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as
concepções artísticas modernistas, conclui-se que o poema acima
a) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de
expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.
b) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de
fatos e dados históricos.
c) evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens
que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do
indivíduo.
d) critica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em
comparação com as prendas resgatadas de Itabira.
e) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância
e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.
14 - (ENEM/2010)
Texto I
XLI
Ouvia:
Que não podia odiar
E nem temer
Porque tu eras eu.
E como seria
Odiar a mim mesma
E a mim mesma temer.
HILST, H. Cantares. São Paulo: Globo, 2004 (fragmento).
Texto II
Transforma-se o amador na cousa amada
Transforma-se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho, logo, mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
Camões. Sonetos. Disponível em:
http://www.jornaldepoesia.jor.br. Acesso em: 03 set. 2010 (fragmento).
Nesses fragmentos de poemas de Hilda Hilst e de Camões, a temática comum é
a) o “outro” transformado no próprio eu lírico, o que se realiza por meio de uma espécie de fusão
de dois seres em um só.
b) a fusão do “outro” com o eu lírico, havendo, nos versos de Hilda Hilst, a afirmação do eu lírico
de que odeia a si mesmo.
c) o “outro” que se confunde com o eu lírico, verificando- se, porém, nos versos de Camões, certa
resistência do ser amado.
d) a dissociação entre o “outro” e o eu lírico, porque o ódio ou o amor se produzem no
imaginário, sem a realização concreta.
e) o “outro” que se associa ao eu lírico, sendo tratados, nos Textos I e II, respectivamente, o ódio
e o amor.
15 - (ENEM/2010)
Texto I
Se eu tenho de morrer na flor dos anos,
Meu Deus! não seja já;
Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde,
Cantar o sabiá!
Meu Deus, eu sinto e bem vês que eu morro
Respirando esse ar;
Faz que eu viva, Senhor! dá-me de novo
Os gozos do meu lar!
Dá-me os sítios gentis onde eu brincava
Lá na quadra infantil;
Dá que eu veja uma vez o céu da pátria,
O céu de meu Brasil!
Se eu tenho de morrer na flor dos anos,
Meu Deus! Não seja já!
Eu quero ouvir cantar na laranjeira, à tarde,
Cantar o sabiá!
ABREU, C. Poetas românticos brasileiros. São Paulo: Scipione, 1993.
Texto II
A ideologia romântica, argamassada ao longo do século XVIII e primeira metade do século XIX,
introduziu-se em 1836. Durante quatro decênios, imperaram o “eu”, a anarquia, o liberalismo, o
sentimentalismo, o nacionalismo, através da poesia, do romance, do teatro e do jornalismo (que
fazia sua aparição nessa época).
MOISÉS, M. A literatura brasileira através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1971 (fragmento).
De acordo com as considerações de Massaud Moisés no Texto II, o Texto I centra-se
a) no imperativo do “eu”, reforçando a ideia de que estar longe do Brasil é uma forma de estar
bem, já que o país sufoca o eu lírico.
b) no nacionalismo, reforçado pela distância da pátria e pelo saudosismo em relação à paisagem
agradável onde o eu lírico vivera a infância.
c) na liberdade formal, que se manifesta na opção por versos sem métrica rigorosa e temática
voltada para o nacionalismo.
d) no fazer anárquico, entendida a poesia como negação do passado e da vida, seja pelas opções
formais, seja pelos temas.
e) no sentimentalismo, por meio do qual se reforça a alegria presente em oposição à infância,
marcada pela tristeza.
16 - (ENEM/2010)
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, e
trincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão frouxas, que ele
não gastou muito tempo em destruí-las.
– Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio
universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é
uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele
chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria
víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo
frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola.
Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira
cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem
contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora
mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar
mate ao meu apetite.
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas.
Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.
A filosofia de Quincas Borba – a Humanitas – contém princípios que, conforme a explanação do
personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma de
a) lutar pelo bem da coletividade.
b) atender a interesses pessoais.
c) erradicar a desigualdade social.
d) minimizar as diferenças individuais.
e) estabelecer vínculos sociais profundos.
17 - (ENEM/2010)
As doze cores do vermelho
Você volta para casa depois de ter ido jantar com sua amiga dos olhos verdes. Verdes. Às vezes
quando você sai do escritório você quer se distrair um pouco. Você não suporta mais tem seu
trabalho de desenhista. Cópias plantas réguas milímetros nanquim compasso 360º. de cercado
cerco. Antes de dormir você quer estudar para a prova de história da arte mas sua menina menor
tem febre e chama você. A mão dela na sua mão é um peixe sem sol em irradiações noturnas.
Quentes ondas. Seu marido se aproxima os pés calçados de meias nos chinelos folgados. Ele olha as
horas nos dois relógios de pulso. Ele acusa você de ter ficado fora de casa o dia todo até tarde da
noite enquanto a menina ardia em febre. Ponto e ponta. Dor perfume crescente...
CUNHA, H. P. As doze cores do vermelho.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.
A literatura brasileira contemporânea tem abordado, sob diferentes perspectivas, questões
relacionadas ao universo feminino. No fragmento, entre os recursos expressivos utilizados na
construção da narrativa, destaca-se a
a) repetição de “você”, que se refere ao interlocutor da personagem.
b) ausência de vírgulas, que marca o discurso irritado da personagem.
c) descrição minuciosa do espaço do trabalho, que se opõe ao da casa.
d) autoironia, que ameniza o sentimento de opressão da personagem.
e) ausência de metáforas, que é responsável pela objetividade do texto.
18 - (ENEM/2010)
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de
Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando
como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a
a) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
e) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
19 - (ENEM/2010)
Texto I
Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes
proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que
aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos
dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam,
indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os
lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que
vinham das embarcações...
AMADO, J. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).
Texto II
À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali
os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de
cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado,
TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento).
Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária
recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,
a) a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados.
b) a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens.
c) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social.
d) o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão.
e) a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta.
20 - (ENEM/2010)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um
lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é
a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
21 - (ENEM/2011)
No capricho
O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a
pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura,
perguntou: "Que tal? Gosta desse quadro?"
E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: "Mas pelo amor de Deus,
hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que
briga de cego no escuro.”
Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: "É a minha mãe."
E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: "Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”
BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular.
São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, nº 62, 2004 (adaptado).
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero
a) anedota, pelo enredo e humor característicos.
b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
e) reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.
22 - (ENEM/2011)
Estrada
Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho,
Interessa mais que uma avenida urbana.
Nas cidades todas as pessoas se parecem.
Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente.
Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma.
Cada criatura é única.
Até os cães.
Estes cães da roça parecem homens de negócios:
Andam sempre preocupados.
E quanta gente vem e vai!
E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:
Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um
bodezinho manhoso.
Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz
dos símbolos,
Que a vida passa! que a vida passa!
E que a mocidade vai acabar.
BANDEIRA, M. O ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967.
A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de
elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade
aponta para
a) o desejo do eu lírico de resgatar a movimentação dos centros urbanos, o que revela sua
nostalgia com relação à cidade.
b) a percepção do caráter efêmero da vida, possibilita pela observação da aparente inércia da
vida rural.
c) a opção do eu lírico pelo espaço bucólico como possibilidade de meditação sobre a sua
juventude.
d) a visão negativa da passagem do tempo, visto que esta gera insegurança.
e) a profunda sensação de medo gerada pela reflexão acerca da morte.
23 - (ENEM/2011)
Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os
brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro,
acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais
que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse
logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e
outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram
lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa
floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e
soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo.
AZEVEDO, A. O cortiço. São Paulo: Ática, 1983 (fragmento).
No romance O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos
coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita,
o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois
a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.
b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo.
c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.
d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.
e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.
24 - (ENEM/2010)
Onde ficam os “artistas”? Onde ficam os “artesãos”? Submergidos no interior da sociedade, sem
reconhecimento formal, esses grupos passam a ser vistos de diferentes perspectivas pelos seus
intérpretes, a maioria das vezes, engajados em discussões que se polarizam entre artesanato,
cultura erudita e cultura popular.
PORTO ALEGRE, M. S. Arte e ofício de artesão. São Paulo, 1985 (adaptado).
O texto aponta para uma discussão antiga e recorrente sobre o que é arte. Artesanato é arte ou
não? De acordo com uma tendência inclusiva sobre a relação entre arte e educação,
a) o artesanato é algo do passado e tem sua sobrevivência fadada à extinção por se tratar de
trabalho estático produzido por poucos.
b) os artistas populares não têm capacidade de pensar e conceber a arte intelectual, visto que
muitos deles sequer dominam a leitura.
c) o artista popular e o artesão, portadores de saber cultural, têm a capacidade de exprimir, em
seus trabalhos, determinada formação cultural.
d) os artistas populares produzem suas obras pautados em normas técnicas e educacionais
rígidas, aprendidas em escolas preparatórias.
e) o artesanato tem seu sentido limitado à região em que está inserido como uma produção
particular, sem expansão de seu caráter cultural.
25 - (ENEM/2012)
O sedutor médio
Vamos juntar
Nossas rendas e
expectativas de vida
querida,
o que me dizes?
Ter 2, 3 filhos
e ser meio felizes?
VERÍSSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?!
Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições críticas
a) nos três primeiros versos, em que “juntar expectativas de vida” significa que, juntos, os
cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica.
b) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é
acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final.
c) no verso “e ser meio felizes?”, em que “meio” e sinônimo de metade, ou seja, no casamento,
apenas um dos cônjuges se sentiria realizado.
d) nos dois primeiros versos, em que “juntar rendas” indica que o sujeito poético passa por
dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher.
e) no título, em que o adjetivo “médio” qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo
oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.
26 - (ENEM/2012)
Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...
MEIRELLES, C. Obra poética. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.
Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma
reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das
palavras.
b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado
das palavras.
c) O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem
pela vida.
d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e
suas crenças.
e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e
gestos.
27 - (ENEM/2012)
eu gostava muito de passeá… saí com as minhas colegas… brincá na porta di casa di vôlei… andá de
patins… bicicleta… quando eu levava um tombo ou outro… eu era a::… a palhaça da turma…
((risos))… eu acho que foi uma das fases mais… assim… gostosas da minha vida foi… essa fase de
quinze… dos meus treze aos dezessete anos…
A.P.S., sexo feminino, 38 anos, nível de ensino fundamental.
Projeto Fala Goiana, UFG. 2010 (inédito).
Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A.P.S. como modalidade
falada da língua é
a) predomínio de linguagem informal entrecortada por pausas.
b) vocabulário regional desconhecido em outras variedades do português.
c) realização do plural conforme as regras da tradição gramatical.
d) ausência de elementos promotores de coesão entre os eventos narrados.
e) presença de frases incompreensíveis a um leitor iniciante.
28 - (ENEM/2014)
Cordel resiste à tecnologia gráfica
O Cariri mantém uma das mais ricas tradições da cultura popular. É a literatura de cordel, que
atravessa os séculos sem ser destruída pela avalanche de modernidade que invade o sertão lírico e
telúrico. Na contramão do progresso, que informatizou a indústria gráfica, a Lira Nordestina, de
Juazeiro do Norte, e a Academia dos Cordelista do Crato conservam, em suas oficinas, velhas
máquinas para impressão dos seus cordéis.
A chapa para impressão do cordel é feita à mão, letra por letra, um trabalho artesanal que dura
cerca de uma hora para confecção de uma página. Em seguida, a chapa é levada para a impressora,
também manual, para imprimir. A manutenção desse sistema antigo de impressão faz parte da
filosofia do trabalho. A outra etapa é a confecção da xilogravura para a capa do cordel.
As xilogravuras são ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira. A origem
da xilogravura nordestina até hoje é ignorada. Acredita-se que os missionários portugueses tenham
ensinado sua técnica aos índios, como uma atividade extra-catequese, partindo do princípio
religioso que defende a necessidade de ocupar as mãos para que a mente não fique livre, sujeita
aos maus pensamentos, ao pecado. A xilogravura antecedeu ao clichê, placa fotomecanicamente
gravada em relevo sobre metal, usualmente zinco, que era utilizada nos jornais impressos em
rotoplanas.
VICELMO, A. Disponível em: www.onordeste.com. Acesso em: 24 fev. 2013 (adaptado).
A estratégia gráfica constituída pela união entre as técnicas da impressão manual e da confecção
da xilogravura na produção de folhetos de cordel
a) realça a importância da xilogravura sobre o clichê.
b) oportuniza a renovação dessa arte na modernidade.
c) demonstra a utilidade desses textos para a catequese.
d) revela a necessidade da busca das origens dessa literatura.
e) auxilia na manutenção da essência identitária dessa tradição popular.
29 - (ENEM/2011)
Morte e vida Severina
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,
e iguais também porque o sangue
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte Severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia.
MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio Janeiro: Nova Aguilar, 1994 (fragmento).
Nesse fragmento, parte de um auto de Natal, o poeta retrata uma situação marcada pela
a) presença da morte, que universaliza os sofrimentos dos nordestinos.
b) figura do homem agreste, que encara ternamente sua condição de pobreza.
c) descrição sentimentalista de Severino, que divaga sobre questões existenciais.
d) miséria, à qual muitos nordestinos estão expostos, simbolizada na figura de Severino.
e) opressão socioeconômica a que todo ser humano se encontra submetido.
30 - (ENEM/2009)
Texto 1
José de Anchieta fazia parte da Companhia de Jesus, veio ao Brasil aos 19 anos para catequizar a
população das primeiras cidades brasileiras e, como instrumento de trabalho, escreveu manuais,
poemas e peças teatrais.
Texto 2
Todo o Brasil é um jardim em frescura e bosque e não se vê em todo ano árvore nem erva seca. Os
arvoredos se vão às nuvens de admirável altura e grossura e variedade de espécies. Muitos dão
bons frutos e o que lhes dá graça é que há neles muitos passarinhos de grande formosura e
variedades e em seu canto não dão vantagem aos rouxinóis, pintassilgos, colorinos e canários de
Portugal e fazem uma harmonia quando um homem vai por este caminho, que é para louvar o
Senhor, e os bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muito abaixo.
ANCHIETA, José de. Cartas, informações,
fragmentos históricos e sermões do Padre
Joseph de Anchieta. Rio de Janeiro: S.J., 1933, 430-31 p.
A leitura dos textos revela a preocupação de Anchieta com a exaltação da religiosidade. No texto 2,
o autor exalta, ainda, a beleza natural do Brasil por meio
a) do emprego de primeira pessoa para narrar a história de pássaros e bosques brasileiros,
comparando-os aos de Portugal.
b) da adoção de procedimentos típicos do discurso argumentativo para defender a beleza dos
pássaros e bosques de Portugal.
c) da descrição de elementos que valorizam o aspecto natural dos bosques brasileiros, a
diversidade e a beleza dos pássaros do Brasil.
d) do uso de indicações cênicas do gênero dramático para colocar em evidência a frescura dos
bosques brasileiros e a beleza dos rouxinóis.
e) do uso tanto de características da narração quanto do discurso argumentativo para convencer
o leitor da superioridade de Portugal em relação ao Brasil.
31 - (ENEM/2009)
Linhas tortas
Há uma literatura antipática e insincera que só usa expressões corretas, só se ocupa de coisas
agradáveis, não se molha em dias de inverno e por isso ignora que há pessoas que não podem
comprar capas de borracha. Quando a chuva aparece, essa literatura fica em casa, bem aquecida,
com as portas fechadas. [...] Acha que tudo está direito, que o Brasil é um mundo e que somos
felizes. [...] Ora, não é verdade que tudo vá tão bem [...]. Nos algodoais e nos canaviais do Nordeste,
nas plantações de cacau e de café, nas cidadezinhas decadentes do interior, nas fábricas, nas casas
de cômodos, nos prostíbulos, há milhões de criaturas que andam aperreadas.
[...]
Os escritores atuais foram estudar o subúrbio, a fábrica, o engenho, a prisão da roça, o colégio do
professor mambembe.
Para isso resignaram-se a abandonar o asfalto e o café, [...] tiveram a coragem de falar errado como
toda gente, sem dicionário, sem gramáticas, sem manual de retórica. Ouviram gritos, palavrões e
meteram tudo nos livros que escreveram.
RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. 8.ª ed.
São Paulo: Record, 1980, p. 92/3.
O ponto de vista defendido por Graciliano Ramos
a) critica posturas de escritores que usam tudo em seus livros: palavrões, palavras erradas e
gritos.
b) denuncia as mentiras que os escritores atuais construíram ao fazer um ufanismo vazio das
culturas nacionais e estrangeiras.
c) valoriza uma literatura que resgate os aspectos psicológico, simbólico e imaginário dos
personagens nacionais.
d) reconhece o perigo de se construir uma literatura engajada que busque na realidade social sua
inspiração e seu estímulo.
e) reconhece a importância de uma literatura que resgate nossa realidade social, que reforce a
memória e a identidade nacionais.
32 - (ENEM/2009)
Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti ...
QUINTANA, Mário. Antologia Poética.
Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001, p. 104.
O poema sugere que o leitor é parte fundamental no processo de construção de sentido da poesia.
O verso que melhor expressa essa ideia é
a) “Os poemas são pássaros que chegam”.
b) “Quando fechas o livro, eles alçam vôo”.
c) “Eles não têm pouso”.
d) “E olhas, então, essas tuas mãos vazias,”.
e) “que o alimento deles já estava em ti ...”.
33 - (ENEM/2009)
Terça-feira, 30 de maio de 1893.
Eu gosto muito de todas as festas de Diamantina; mas quando são na igreja do Rosário, que é quase
pegada à chácara de vovó, eu gosto ainda mais. Até parece que a festa é nossa. E este ano foi
mesmo. Foi sorteada para rainha do Rosário uma ex-escrava de vovó chamada Júlia e para rei um
negro muito entusiasmado que eu não conhecia. Coitada de Júlia! Ela vinha há muito tempo
ajuntando dinheiro para comprar um rancho. Gastou tudo na festa e ainda ficou devendo. Agora é
que eu vi como fica caro para os pobres dos negros serem reis por um dia. Júlia com o vestido e a
coroa já gastou muito. Além disso, teve de dar um jantar para a corte toda. A rainha tem uma
caudatária que vai atrás segurando na capa que tem uma grande cauda. Esta também é negra da
chácara e ajudou no jantar. Eu acho graça é no entusiasmo dos pretos neste reinado tão curto.
Ninguém rejeita o cargo, mesmo sabendo a despesa que dá!
MORLEY, Helena. Minha vida de menina.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57.
O trecho acima apresenta marcas textuais que justificam o emprego da linguagem coloquial. O tom
informal do discurso se deve ao fato de que se trata de
a) uma narrativa regionalista, que procura reproduzir as características mais típicas da região,
como as falas dos personagens e o contexto social a que pertencem.
b) uma carta pessoal, escrita pela autora e endereçada a um destinatário específico, com o qual
ela tem intimidade suficiente para suprimir as formalidades da correspondência oficial.
c) um registro no diário da autora, conforme indicam a data, o emprego da primeira pessoa, a
expressão de reflexões pessoais e a ausência de uma intenção literária explícita na escrita.
d) uma narrativa de memórias, na qual a grande distância temporal entre o momento da escrita e
o fato narrado impõe o tom informal, pois a autora tem dificuldade de se lembrar com
exatidão dos acontecimentos narrados.
e) uma narrativa oral, em que a autora deve escrever como se estivesse falando para um
interlocutor, isto é, sem se preocupar com a norma padrão da língua portuguesa e com
referências exatas aos acontecimentos mencionados.
34 - (ENEM/2009)
O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais,
jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos
desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho
exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a
felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha
de Canudos. Edição comemorativa do 90.º
ano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro,
1992, p. 78.
Nessa descrição de costume regional, é empregada
a) variante linguística que retrata a fala típica do povo sertanejo.
b) a linguagem científica, por meio da qual o autor denuncia a realidade brasileira.
c) a modalidade coloquial da linguagem, ressaltando-se expressões que traduzem o falar de tipos
humanos marginalizados.
d) linguagem literária, na modalidade padrão da língua, por meio da qual é mostrado o Brasil nãooficial
dos caboclos e do sertão.
e) variedade linguística típica da fala doméstica, por meio de palavras e expressões que recriam,
com realismo, a atmosfera familiar.
35 - (ENEM/2009)
Oferta
Quem sabe
Se algum dia
Traria
O elevador
Até aqui
O teu amor
ANDRADE, Oswald de.Obras Completas de
Oswald de Andrade. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1978, p. 33.
O poema Oferta, de Oswald de Andrade, apresenta em sua estrutura e temática uma relação
evidente com um aspecto da modernização da sociedade brasileira. Trata-se da
a) recusa crítica em inserir no texto poético elementos advindos do discurso publicitário, avesso à
sensibilidade lírica do autor.
b) impossibilidade da poesia de incorporar as novidades do mundo moderno já inseridas nas
novas relações sociais da vida urbana.
c) associação crítica entre as invenções da modernidade e a criação poética modernista, entre o
lirismo amoroso e a automatização das ações.
d) ausência do lirismo amoroso no poema e impossibilidade de estabelecer relações amorosas na
sociedade regida pelo consumo de mercadorias.
e) adesão do eu lírico ao mundo mecanizado da modernidade, justificada pela certeza de que as
facilidades tecnológicas favorecem o contato humano.
36 - (ENEM/2009)
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.
Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.
Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.
O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!
CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior.
Últimos sonetos. Rio de Janeiro:
UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido como uma reação ao Parnasianismo por
volta de 1885. O Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão do poeta inspirado e
capaz de mostrar à humanidade, pela poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor exemplifica o fazer poético, de acordo com as
características dos simbolistas, é:
a) “Leva consigo esse brasão augusto”.
b) “Fica sereno, num sorriso justo/Enquanto tudo em derredor oscila”.
c) “O ser que é ser e que jamais vacila/Nas guerras imortais entra sem susto”.
d) “Os abismos carnais da triste argila/Ela os vence sem ânsias e sem custo...”.
e) “O ser que é ser transforma tudo em flores.../E para ironizar as próprias dores/Canta por entre
as águas do Dilúvio!”.
37 - (ENEM/2009)
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que
aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica”
dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de observação absolutamente pessoal. O borogodó está
no que o cronista escolhe como tema. Nada de engomar o verbo. É um rabo de arraia na pompa
literária. Um “falar à fresca”, como o bruxo do Cosme Velho pedia. Muitas vezes uma crônica brilha,
gloriosa, mesmo que o autor esteja declarando, como é comum, a falta de qualquer assunto. Não
vale o que está escrito, mas como está escrito.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores
crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p.17.
Em As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos argumenta contra a ideia
de que a crônica é um gênero menor. De acordo com o fragmento apresentado acima, a crônica
a) é um gênero literário importante, mas inferior ao romance e ao drama.
b) apresenta características semelhantes a construções literárias de vanguarda.
c) impõe-se como Literatura, apresentando características estéticas específicas.
d) tem sua organização influenciada pelo tempo e pela sociedade em que está inserida.
e) é o texto preferido pelo homem do povo, que aprecia leituras simples e temas corriqueiros.
38 - (ENEM/2015)
Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos
que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se
criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números
racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das
pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira
como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.
BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.).
Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da
humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que
a) recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.
b) desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.
c) resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.
d) transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.
e) satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.
39 - (ENEM/2015)
Cântico VI
Tu tens um medo de
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.
MEIRELES, C. Antologia poética.
Rio de Janeiro: Record, 1963 (fragmento).
A poesia de Cecília Meireles revela concepções sobre o homem em seu aspecto existencial. Em
Cântico VI, o eu lírico exorta seu interlocutor a perceber, como inerente à condição humana,
a) a sublimação espiritual graças ao poder de se emocionar.
b) o desalento irremediável em face do cotidiano repetitivo.
c) o questionamento cético sobre o rumo das atitudes humanas.
d) a vontade inconsciente de perpetuar-se em estado adolescente.
e) um receio ancestral de confrontar a imprevisibilidade das coisas.
40 - (ENEM/2015)
Carta ao Tom 74
Rua Nascimento Silva, cento e sete
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais
Lembra que tempo feliz
Ah, que saudade,
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E além disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor
É, meu amigo, só resta uma certeza,
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar de novo o amor
MORAES, V.; TOQUINHO. Bossa Nova, sua história, sua gente.
São Paulo: Universal; Philips,1975 (fragmento).
O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta,
possibilitando que o eu poético e o interlocutor
a) compartilhem uma visão realista sobre o amor em sintonia com o meio urbano.
b) troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade.
c) façam confidências, uma vez que não se encontram mais no Rio de Janeiro.
d) tratem pragmaticamente sobre os destinos do amor e da vida citadina.
e) aceitem as transformações ocorridas em pontos turísticos específicos.
41 - (ENEM/2011)
O nascimento da crônica
Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que
desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou
simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazemse
algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a
Petrópolis, e La glace est rompue; está começada a crônica.
Mas, leitor amigo, esse meio é mais velho ainda do que as crônicas, que apenas datam de Esdras.
Antes de Esdras, antes de Moisés, antes de Abraão, Isaque e Jacó, antes mesmo de Noé, houve
calor e crônicas. No paraíso é provável, é certo que o calor era mediano, e não é prova do contrário
o fato de Adão andar nu. Adão andava nu por duas razões, uma capital e outra provincial. A
primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os,
Adão andava baldo ao naipe. Digo que esta razão é provincial, porque as nossas províncias estão
nas circunstâncias do primeiro homem.
ASSIS, M. In: SANTOS, J .F. As cem melhores crônicas brasileiras.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 (fragmento).
Um dos traços fundamentais da vasta obra literária de Machado de Assis reside na preocupação
com a expressão e com a técnica de composição. Em O nascimento da crônica, Machado permite ao
leitor entrever um escritor ciente das características da crônica, como
a) texto breve, diálogo com o leitor e registro pessoal de fatos do cotidiano.
b) síntese de um assunto, linguagem denotativa, exposição sucinta.
c) linguagem literária, narrativa curta e conflitos internos.
d) texto ficcional curto, linguagem subjetiva e criação de tensões.
e) priorização da informação, linguagem impessoal e resumo de um fato.
42 - (ENEM/2012)
Cegueira
Afastou-me da escola, atrasou-me, enquanto os filhos de seu José Galvão se internavam em
grandes volumes coloridos, a doença de olhos que me perseguia na meninice. Torturava-me
semanas e semanas, eu vivia na treva, o rosto oculto num pano escuro, tropeçando nos móveis,
guiando-me às apalpadelas, ao longo das paredes. As pálpebras inflamadas colavam-se. Para
descerrá-las, eu ficava tempo sem fim mergulhando a cara na bacia de água, lavando-me
vagarosamente, pois o contato dos dedos era doloroso em excesso. Finda a operação extensa, o
espelho da sala de visitas mostrava-me dois bugalhos sangrentos, que se molhavam depressa e
queriam esconder-se. Os objetos surgiam empastados e brumosos. Voltava a abrigar-me sob o
pano escuro, mas isto não atenuava o padecimento. Qualquer luz me deslumbrava, feria-me como
pontas de agulha [...].
Sem dúvida o meu espectro era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se
impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois
apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984 (fragmento).
O impacto da doença, na infância, revela-se no texto memorialista de Graciliano Ramos através de
uma atitude marcada por
a) uma tentativa de esquecer os efeitos da doença.
b) preservar a sua condição de vítima da negligência materna.
c) apontar a precariedade do tratamento médico no sertão.
d) registrar a falta de solidariedade dos amigos e familiares.
e) recompor, em minúcias e sem autopiedade, a sensação da dor.
43 - (ENEM/2012)
TEXTO I
A canção do africano
Lá na úmida senzala,
Sentado na estreita sala,
Junto ao braseiro, no chão,
entoa o escravo o seu canto,
E ao cantar correm-lhe em pranto
Saudades do seu torrão...
De um lado, uma negra escrava
Os olhos no filho crava,
Que tem no colo a embalar...
E à meia-voz lá responde
Ao canto, e o filhinho esconde,
Talvez p’ra não o escutar!
“Minha terra é lá bem longe,
Das bandas de onde o sol vem;
Esta terra é mais bonita,
Mas à outra eu quero bem.”
ALVES, C. Poesias completas.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1995 (fragmento).
TEXTO II
No caso da Literatura Brasileira, se é verdade que prevalecem as reformas radicais, elas têm
acontecido mais no âmbito de movimentos literários do que de gerações literárias. A poesia de
Castro Alves em relação à de Gonçalves Dias não é a de negação radical, mas de superação, dentro
do mesmo espírito romântico.
MELO NETO, J. C. Obra completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003 (fragmento).
O fragmento do poema de Castro Alves exemplifica a afirmação de João Cabral de Melo Neto
porque
a) exalta o nacionalismo, embora lhe imprima um fundo ideológico retórico.
b) canta a paisagem local, no entanto, defende ideais do liberalismo.
c) mantém o canto saudosista da terra pátria, mas renova o tema amoroso.
d) explora a subjetividade do eu lírico, ainda que tematize a injustiça social.
e) inova na abordagem de aspecto social, mas mantém a visão lírica da terra pátria.
44 - (ENEM/2012)
Sambinha
Vêm duas costureirinhas pela rua das Palmeiras.
Afobadas braços dados depressinha
Bonitas, Senhor! que até dão vontade pros homens da rua.
As costureirinhas vão explorando perigos...
Vestido é de seda.
Roupa-branca é de morim.
Falando conversas fiadas
As duas costureirinhas passam por mim.
— Você vai?
— Não vou não!
Parece que a rua parou pra escutá-las.
Nem trilhos sapecas
Jogam mais bondes um pro outro.
E o Sol da tardinha de abril
Espia entre as pálpebras sapiroquentas de duas nuvens.
As nuvens são vermelhas.
A tardinha cor-de-rosa.
Fiquei querendo bem aquelas duas costureirinhas...
Fizeram-me peito batendo
Tão bonitas, tão modernas, tão brasileiras!
Isto é...
Uma era ítalo-brasileira.
Outra era áfrico-brasileira.
Uma era branca.
Outra era preta.
ANDRADE, M. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1988.
Os poetas do Modernismo, sobretudo em sua primeira fase, procuraram incorporar a oralidade ao
fazer poético, como parte de seu projeto de configuração de uma identidade linguística e nacional.
No poema de Mário de Andrade esse projeto revela-se, pois
a) o poema capta uma cena do cotidiano — o caminhar de duas costureirinhas pela rua das
Palmeiras — mas o andamento dos versos é truncado, o que faz com que o evento perca a
naturalidade.
b) a sensibilidade do eu poético parece captar o movimento dançante das costureirinhas —
depressinha — que, em última instância, representam um Brasil de “todas as cores”.
c) o excesso de liberdade usado pelo poeta ao desrespeitar regras gramaticais, como as de
pontuação, prejudica a compreensão do poema.
d) a sensibilidade do artista não escapa do viés machista que marcava a sociedade do início do
século XX, machismo expresso em “que até dão vontade pros homens da rua”.
e) o eu poético usa de ironia ao dizer da emoção de ver moças “tão modernas, tão brasileiras”,
pois faz questão de afirmar as origens africana e italiana das mesmas.
45 - (ENEM/2012)
A escolha de uma forma teatral implica a escolha de um tipo de teatralidade, de um estatuto de
ficção com relação à realidade. A teatralidade dispõe de meios específicos para transmitir uma
cultura-fonte a um público-alvo; é sob esta única condição que temos o direito de falar em
interculturalidade teatral.
PAVIS, P. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
A partir do texto, o meio especificamente cênico utilizado para transmitir uma cultura estrangeira
implica
a) buscar nos gestos, compreender e explicitar conceitos ou comportamentos.
b) procurar na filosofia a tradução verdadeira daquela cultura.
c) apresentar o videodocumentário sobre a culturafonte durante o espetáculo.
d) eliminar a distância temporal ou espacial entre o espetáculo e a cultura-fonte.
e) empregar um elenco constituído de atores provenientes da cultura-fonte.
46 - (ENEM/2012)
— É o diabo!... praguejava entre dentes o brutalhão, enquanto atravessava o corredor ao lado
do Conselheiro, enfiando às pressas o seu inseparável sobretudo de casimira alvadia. — É o diabo!
Esta menina já devia ter casado!
— Disso sei eu... balbuciou o outro. — E não é porfalta de esforços de minha parte; creia! —
Diabo! Faz lástima que um organismo tão rico e tão bom para procriar, se sacrifique desse modo!
Enfim — ainda não é tarde; mas, se ela não se casar quanto antes — hum... hum!... Não respondo
pelo resto!
— Então o Doutor acha que...?
Lobão inflamou-se: Oh! o Conselheiro não podia imaginar o que eram aqueles
temperamentozinhos impressionáveis!... eram terríveis, eram violentos, quando alguém tentava
contrariá-los! Não pediam — exigiam — reclamavam!
AZEVEDO, A. O homem. Belo Horizonte: UFMG, 2003 (fragmento).
O romance O homem, de Aluísio Azevedo, insere-se no contexto do Naturalismo, marcado pela
visão do cientificismo. No fragmento, essa concepção aplicada à mulher define-se por uma
a) conivência com relação à rejeição feminina de assumir um casamento arranjado pelo pai.
b) caracterização da personagem feminina como um estereótipo da mulher sensual e misteriosa.
c) convicção de que a mulher é um organismo frágil e condicionado por seu ciclo reprodutivo.
d) submissão da personagem feminina a um processo que a infantiliza e limita intelectualmente.
e) incapacidade de resistir às pressões socialmente impostas, representadas pelo pai e pelo
médico.
47 - (ENEM/2012)
Todo bom escritor tem o seu instante de graça, possui a sua obra-prima, aquela que congrega
numa estrutura perfeita os seus dons mais pessoais. Para Dias Gomes essa hora de inspiração veiolhe
no dia que escreveu O pagador de promessas. Em torno de Zé-do-Burro — herói ideal, por unir
o máximo de caráter ao mínimo de inteligência, naquela zona fronteiriça entre o idiota e o santo —
o enredo espalha a malícia e a maldade de uma capital como Salvador, mitificada pela música
popular e pela literatura, na qual o explorador de mulheres se chama inevitavelmente Bonitão, o
poeta popular, Dedé Cospe-Rima, e o mestre de capoeira, Manuelzinho Sua Mãe. O colorido do
quadro contrasta fortemente com a simplicidade da ação, que caminha numa linha reta da chegada
de Zé-do-Burro à sua entrada trágica e triunfal na igreja — não sob a cruz, conforme prometera,
mas sobre ela, carregado pelos capoeiras, “como um crucifixado”.
PRADO, D. A. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2008 (fragmento).
A avaliação crítica de Décio de Almeida Prado destaca as qualidades de O pagador de promessas.
Com base nas ideias defendidas por ele, uma boa obra teatral deve
a) valorizar a cultura local como base da estrutura estética.
b) ressaltar o lugar do oprimido por uma forma religiosa.
c) dialogar a tradição local com elementos universais.
d) romper com a estrutura clássica da encenação.
e) reproduzir abordagens trágicas e pessimistas.
48 - (ENEM/2013)
Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore nova
No povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúcar
No povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuro
Meu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértil
Ao povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que planta
FERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.
O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo
com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que
a) precisa do povo para produzir seu texto, mas se esquiva de enfrentar as desigualdades sociais.
b) dilui a importância das contingências políticas e sociais na construção de seu universo poético.
c) associa o engajamento político à grandeza do fazer poético, fator de superação da alienação
do povo.
d) afirma que a poesia depende do povo, mas esse nem sempre vê a importância daquela nas
lutas de classe.
e) reconhece, na identidade entre o povo e a poesia, uma etapa de seu fortalecimento humano e
social.
49 - (ENEM/2014)
Soneto
Oh! Páginas da vida que eu amava,
Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!...
Ardei, lembranças doces do passado!
Quero rir-me de tudo que eu amava!
E que doido que eu fui! como eu pensava
Em mãe, amor de irmã! em sossegado
Adormecer na vida acalentado
Pelos lábios que eu tímido beijava!
Embora — é meu destino. Em treva densa
Dentro do peito a existência finda
Pressinto a morte na fatal doença!
A mim a solidão da noite infinda!
Possa dormir o trovador sem crença.
Perdoa minha mãe – eu te amo ainda!
AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura
brasileira como Ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica
identifica-se com o(a)
a) amor materno, que surge como possibilidade de salvação para o eu lírico.
b) saudosismo da infância, indicado pela menção às figuras da mãe e da irmã.
c) construção de versos irônicos e sarcásticos, apenas com aparência melancólica.
d) presença do tédio sentido pelo eu lírico, indicado pelo seu desejo de dormir.
e) fixação do eu lírico pela ideia da morte, o que o leva a sentir um tormento constante.
TEXTO: 1 - Comum à questão: 50
Texto I
[...] já foi o tempo em que via a convivência como viável, só exigindo deste bem comum,
piedosamente, o meu quinhão, já foi o tempo em que consentia num contrato, deixando muitas
coisas de fora sem ceder contudo no que me era vital, já foi o tempo em que reconhecia a existência
escandalosa de imaginados valores, coluna vertebral de toda ‘ordem’; mas não tive sequer o sopro
necessário, e, negado o respiro, me foi imposto o sufoco; é esta consciência que me libera, é ela
hoje que me empurra, são outras agora minhas preocupações, é hoje outro o meu universo de
problemas; num mundo estapafúrdio — definitivamente fora de foco — cedo ou tarde tudo acaba
se reduzindo a um ponto de vista, e você que vive paparicando as ciências humanas, nem suspeita
que paparica uma piada: impossível ordenar o mundo dos valores, ninguém arruma a casa do
capeta; me recuso pois a pensar naquilo em que não mais acredito, seja o amor, a amizade, a
família, a igreja, a humanidade; me lixo com tudo isso! me apavora ainda a existência, mas não
tenho medo de ficar sozinho, foi conscientemente que escolhi o exílio, me bastando hoje o cinismo
dos grandes indiferentes [...].
NASSAR, R. Um copo de cólera. São Paulo:
Companhia das Letras, 1992.
Texto II
Raduan Nassar lançou a novela Um Copo de Cólera em 1978, fervilhante narrativa de um
confronto verbal entre amantes, em que a fúria das palavras cortantes se estilhaçava no ar. O
embate conjugal ecoava o autoritário discurso do poder e da submissão de um Brasil que vivia sob o
jugo da ditadura militar.
COMODO, R. Um silêncio inquietante. IstoÉ. Disponível em:
http://www.terra.com.br. Acesso em: 15 jul. 2009.
50 - (ENEM/2009)
Considerando-se os textos apresentados e o contexto político e social no qual foi produzida a obra
Um Copo de Cólera, verifica-se que o narrador, ao dirigir-se à sua parceira, nessa novela, tece um
discurso
a) conformista, que procura defender as instituições nas quais repousava a autoridade do regime
militar no Brasil, a saber: a Igreja, a família e o Estado.
b) pacifista, que procura defender os ideais libertários representativos da intelectualidade
brasileira opositora à ditadura militar na década de 70 do século passado.
c) desmistificador, escrito em um discurso ágil e contundente, que critica os grandes princípios
humanitários supostamente defendidos por sua interlocutora.
d) politizado, pois apela para o engajamento nas causas sociais e para a defesa dos direitos
humanos como uma única forma de salvamento para a humanidade.
e) contraditório, ao acusar a sua interlocutora de compactuar com o regime repressor da ditadura
militar, por meio da defesa de instituições como a família e a Igreja.
Entre para Comunidade do Projeto Medicina e receba periodicamente os melhores
conteúdos gratuitos que irão te ajudar a realizar seu sonho e passar no ENEM.
Entre agora => http://bit.ly/literatura_facil_enem
GABARITO:
1) Gab: C
2) Gab: D
3) Gab: D
4) Gab: E
5) Gab: D
6) Gab: D
7) Gab: D
8) Gab: A
9) Gab: A
10) Gab: C
11) Gab: C
12) Gab: E
13) Gab: C
14) Gab: A
15) Gab: B
16) Gab: B
17) Gab: B
18) Gab: B
19) Gab: D
20) Gab: B
21) Gab: A
22) Gab: B
23) Gab: C
24) Gab: C
25) Gab: B
26) Gab: B
27) Gab: A
28) Gab: E
29) Gab: D
30) Gab: C
31) Gab: E
32) Gab: E
33) Gab: C
34) Gab: D
35) Gab: C
36) Gab: E
37) Gab: C
38) Gab: D
39) Gab: A
40) Gab: B
41) Gab: A
42) Gab: E
43) Gab: E
44) Gab: B
45) Gab: A
46) Gab: C
47) Gab: C
48) Gab: E
49) Gab: E
50) Gab: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário